PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Notícias
23/12/2020 | Notícias
Em estudo divulgado pela Revista EXAME, Catalão é ranqueada entre as melhores cidades do país para se investir

Catalão figura entre os quatro municípios goianos que são destaques na versão 2.0 do estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios 2020, divulgado neste mês pela Urban Systems, que avalia por meio de dados e indicadores todas as cidades com mais de 100 mil habitantes do país, com o intuito de identificar aquelas que possuem maior oportunidade de investimentos por meio do setor privado. O estudo é um instrumento importante para o diagnóstico de empresas e empresários em relação ao destino de seus investimentos.

Segundo o estudo de 2020, Catalão, Anápolis, Trindade e Goiânia foram as únicas cidades goianas a figurarem na lista das 100 melhores do Brasil para se fazer negócios. O levantamento foi realizado em 326 municípios e 121,9 milhões de habitantes. Ao todo, este ano, foram avaliados seis critérios (Comércio, Serviços, Mercado Imobiliário, Educação, Indústria e Agropecuária). Catalão foi a segunda melhor ranqueada no Estado, atrás apenas da capital Goiânia.

No ranking geral (entre todas as cidades avaliadas no país), o município conseguiu os seguintes resultados:

  • Comércio (49º),
  • Mercado Imobiliário (45º),
  • Educação (49º),
  • Indústria (37º) e
  • Agropecuária (39º).

Sendo que foi o município melhor colocado nos dois últimos segmentos em Goiás.

“O resultado não é surpresa. De fato, nossa cidade oferece um cenário modelo e ideal para se fazer negócios, tanto pela infraestrutura, por ser polo educacional, pela grande e qualificada oferta de capital humano, pelo nosso enorme e potente distrito industrial, pela localização privilegiada e por muito mais. É uma cidade bem cuidada, com atrativos para grandes empresas e negócios. O poder público municipal faz, verdadeiramente, cumprir seu papel e é por isso tudo que estamos bem posicionados e entre as melhores cidades quando se trata de economia. Nosso propósito é esse. Vamos continuar trabalhando para garantir o desenvolvimento da nossa cidade e para continuarmos a ser exemplo em todo o Estado e pro nosso país”, destacou o Prefeito reeleito, Adib Elias.

MELHORES CIDADES PARA FAZER NEGÓCIO

O Estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios é um estudo elaborado pela Urban Systems, com exclusividade para a Revista EXAME, e posteriormente divulgado de forma ampla para todos os atores, privados e públicos envolvidos no desenvolvimento das cidades brasileiras.

A pesquisa se originou de um estudo inovador realizado pela Urban Systems e também publicado pela Revista Exame, em 2011, que apontou as principais microrregiões que seriam os novos vetores de desenvolvimento do Brasil, sendo o primeiro estudo que indicou o desenvolvimento nas novas fronteiras de desenvolvimento do país.

Posteriormente, a partir de 2014 a Urban Systems adaptou o estudo e a visão dos fenômenos, para avaliar todos os municípios com mais de 100 mil habitantes, para identificar as 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios. Este conceito e metodologia permeou as publicações do estudo entre 2014 e 2019.

Em 2020, considerando os impactos do coronavírus (COVID-19), bem como a intenção de manter o estudo atual e renovado, a Urban Systems alterou seu conceito e indicadores, o que resultou em um olhar mais segmentado das melhores cidades para fazer negócios, agora considerando resultados para os setores industrial, comercial, serviço, de educação, mercado imobiliário e agropecuária.

O ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios é calculado através da metodologia de análise estatística chamada: Índice de Qualidade Mercadológica (IQM). O objetivo é servir como parâmetro para a qualificação de um determinado mercado, sintetizando variedade de informações populacionais, comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais.

O estudo tem como base o levantamento de dados e indicadores das cidades analisadas e compreende a ponderação de cada informação em relação aos municípios analisados na pesquisa.

 

ZAP Catalão



Voltar Topo
 

Rua Mois�s Santana, n� 99 - Bairro S�o Jo�o
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HIST�RIA
DIRETORIA
CONVEN��O COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGA��O
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JUR�DICA
CONV�NIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO