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08/02/2019 | Notícias
Por investimento, operários da GM em São José aprovam pacote que congela salário e reduz PLR

A aprovação do pacote de exigências da empresa ocorreu nesta quinta (7), um dia depois da montadora divulgar que registrou lucro de US$ 8,1 bilhões em 2018. Pacote semelhante foi rejeitado pelos trabalhadores de São Caetano.

Trabalhadores da General Motors, dona da Chevrolet, aprovaram em assembleia na tarde desta quinta-feira (7) o acordo selado entre a montadora e o Sindicato dos Metalúrgicos como contrapartida para atração de novos investimentos para a planta em São José dos Campos. A promessa é que uma nova linha, de uma caminhonete, seja instalada no interior de São Paulo.

A aprovação do pacote de exigências da empresa ocorreu um dia depois da montadora divulgar que registrou lucro de US$ 8,1 bilhões em 2018. Antes de começar a negociação, a montadora alegou que omomento é considerado crítico e que 'exige sacrifício de todos'.

O pacote de exigências da empresa, votado às 15h na porta da fábrica, vinha sendo discutido com a categoria desde o último mês. Da lista inicial de 28 itens sugeridos pela multinacional, dez foram aprovados por cerca de 90% dos trabalhadores dos dois turnos.

Entre os principais pontos do acordo estão:

 

  • o congelamento de salários em 2019, com pagamento de abono de R$ 2,5 mil para compensação;
  • valor pré-definido da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pelos próximos três anos, sendo neste ano no valor de R$ 7,5 mil;
  • redução do piso para R$ 1,7 mil para futuras contratações;
  • fim da estabilidade para lesionados, também apenas a novos contratados

 

A proposta ainda altera o prazo mínimo de trabalho para receber benefícios, passando de um para 180 dias trabalhados. Já o pagamento de complementação salarial para pessoas afastadas pelo INSS, que antes era de 120 dias passa para 60 dias.

A unidade emprega cerca de 5 mil pessoas e produz, além de motores e transmissões, os modelos S10 e Trailblazer. A PLR de 2018 foi de R$ 15 mil a cada trabalhador.

Por Camilla Motta - G1



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