Tentar chegar no hor�rio, organizar mesas e tarefas e fazer um �break� ajudam o profissional a ter um dia menos estressado
As primeiras horas de trabalho podem ter um efeito significativo sobre o seu n�vel de produtividade durante todo o dia, por isso � recomend�vel manter uma rotina matinal que pode ajud�-lo a cumprir suas tarefas sem (muito) estresse. Com a consultoria de especialistas em carreira e rela��es de trabalho, a Forbes listou o que todo trabalhador deve fazer assim que chegar na empresa:
Chegue na hora - Isto pode ser �bvio para a maioria das pessoas, mas alguns n�o percebem que atrasar-se pode n�o s� deixar uma m� impress�o, mas tamb�m jogar fora todo o seu dia. �Chegar na hora ou um pouco mais cedo prepara sua mente para o dia e ajuda a promover a sensa��o de dever cumprido�, diz Lynn Taylor, especialista em ambiente de trabalho.
Respire fundo - Literalmente, diz Michael Kerr, palestrante internacional sobre neg�cios e autor do livro �Humor no Trabalho�. �Fa�a algo para se concentrar no aqui e agora. Muitas pessoas j� chegam no trabalho atormentadas porque n�o tiveram tempo suficiente para lidar com alguns problemas da casa antes de sair para o trabalho�. Assim, v�m estressadas no trajeto casa-emprego e mergulham numa verdadeira loucura. �Desacelere, tire um momento para uma pausa. Tentar encontrar um equil�brio faz maravilhas�, acrescenta Kerr.
Marque �um cinco� - Ap�s respirar fundo, reserve cinco minutos para si antes de pensar em qualquer coisa, diz Michael Woodward, PhD, psic�logo organizacional. �Esta � uma boa maneira de definir o tom do dia. N�o se permita entrar de cara na correria fren�tica de seus colegas. O desafio � reservar um momento para si antes de mergulhar de cabe�a em seu dia�.
Comece o dia com uma agenda limpa - Voc� pode ter trabalhar em projetos ou continuar discuss�es que se iniciaram ao longo da tarde anterior, mas tente come�ar cada dia como um �novo� dia, diz David Shindler, especialista em empregabilidade. �Deixe qualquer pend�ncia de ontem para tr�s. Se concentre no que est� acontecendo no momento, se organize e fique preparado para o que vier. � isso que precisamos�, diz ele.
N�o seja mal-humorado - Preste aten��o ao seu estado de esp�rito e esteja ciente de seu efeito sobre os outros. Ent�o, se voc� n�o � uma �ser da manh�, tente superar isso e tenha uma atitude positiva quando chegar no escrit�rio. Pegue uma segunda ou terceira x�cara de caf� para despertar para o dia e esquecer o mau humor, se � disso que voc� precisa. �A primeira hora de trabalho pode definir o seu �term�metro de atitude� para o resto do dia. Um mau humor matinal pode infectar toda uma equipe e colocar todos no caminho errado�, ressalta David Shindler.
Organize seu dia - A primeira hora do dia de trabalho � o melhor momento para avaliar as prioridades e se concentrar no que � absolutamente necess�rio para fazer no dia, diz Kerr, acrescentando que muitas pessoas se distraem com qualquer coisa na parte da manh�, com atividades sem import�ncia. Se perdem num mar de e-mails, quando pode haver uma s�rie de quest�es mais importantes que precisam ser resolvidas. �Fa�a uma lista de coisas a fazer, as pend�ncias do dia anterior, e tente cumpri-las. No entanto, se o seu chefe tem uma necessidade urgente, ent�o n�o tem jeito: reorganize as prioridades e v� em frente�, acrescenta Lynn Taylor.
Esteja presente - Mesmo se voc� n�o � uma pessoa da manh�, precisa estar (bem) acordado quando voc� chegar no escrit�rio. Especialmente, se voc� ocupar uma posi��o de lideran�a, � fundamental estar presente, mentalmente e fisicamente, e de se comunicar bem. �Independente de como se sente nas primeiras horas da manh�, ter tempo para se conectar com os membros da equipe � essencial, mesmo com pequenos gestos, como fazer contato com os olhos, sorrir, perguntar como passaram a noite e checar se precisam de ajuda. Seu estado de esp�rito ajuda a definir o tom para todos os funcion�rios�, afirma Kerr.
Mantenha contato com os seus colegas - Bastam cinco a 10 minutos. �A aproxima��o da equipe tamb�m pode ser uma forma eficaz para muitas pessoas come�arem o dia�, acrescenta Kerr. � essencial ter uma breve reuni�o, mesmo em p�, onde todos possam compartilhar as prioridades do dia ou compartilhar uma informa��o cr�tica que todos da equipe precisam saber. �Esta atitude ajuda as pessoas a se concentrarem e, mais importante, a se conectarem com o resto da equipe. Partilhando seus objetivos do dia, as chances de alcan��-los aumentam consideravelmente�.
Certifique-se de que o seu espa�o de trabalho est� organizado - Limpar a mesa e criar um espa�o de trabalho arrumado d� o tom certo para o resto do dia, diz o especialista em carreira Alexandra Levit. Isso tamb�m pode ajudar a evitar confus�o. �Para muitos, � dif�cil pensar com clareza, esquecer lembretes importantes, e simplesmente ficar estressado, se as coisas estiverem desorganizadas, e estiver travando uma batalha com dezenas de e-mails e montanhas de pap�is�. O ideal, diz ela, � ao sair na noite anterior, deixar a mesa o mais organizada poss�vel, limpar o e-mail, para come�ar bem o dia seguinte.
N�o se deixe distrair por sua caixa de entrada de e-mails - Isto � dif�cil para a maioria das pessoas, mas os especialistas concordam que n�o se deve verificar o seu e-mail logo pela manh�. Se voc� fizer isso, s� leia e responda as mensagens que s�o urgentes. �Prioridade � a palavra-chave. Aprimore sua capacidade de filtrar rapidamente o trigo do joio e verificar as mensagem que devem ser respondidas em car�ter de urg�ncia�, diz Taylor.
Ou�a seu correio de voz - A maioria das pessoas correm para o computador e ignoram seu telefone. �Embora as pessoas confiem mais em seus celulares, smartphones e e-mails, e achem o correio de voz antiquado, � sempre bom acess�-lo. Ao ignor�-lo, voc� pode perder algo importante�, aconselha Alexandra Levit.
Aproveite que sua cabe�a est� 'limpa' - Muitas pessoas sentem que seus c�rebros funcionam melhor na parte da manh�, e � nesta a parte do dia que est�o mais criativos e produtivos, diz Kerr. Por isso, certifique-se de que est� fazendo o melhor uso de sua intelig�ncia e planeje as atividades mais importantes para esta parte do dia.
Planeje uma pausa no meio da manh� - Este � o momento para avaliar suas tarefas, verificar o que falta ser feito, e revitalizar a si mesmo, para ter energia para tocar o resto do dia, completa Anita Attridge.
Por O Globo