
Na ter�a-feira (25) o Senado debater� solu��es para baixar os pre�os de carros novos no Brasil. A pedido da senadora Ana Am�lia (PP-RS), a Comiss�o de Assuntos Econ�micos (CAE) promover� uma segunda audi�ncia p�blica sobre o tema. Ser� dada nova oportunidade para a Associa��o Nacional dos Fabricantes de Ve�culos Automotores (Anfavea) participar do debate, uma vez que a entidade n�o enviou representante das montadoras para a audi�ncia ocorrida em dezembro de 2012.
- O objetivo � ampliar a discuss�o j� iniciada e discutir medidas para a solu��o desse problema - destacou Ana Am�lia.
A segunda audi�ncia da CAE sobre o pre�o dos carros fabricados no Brasil ser� �s 14h30, na sala 19 da Ala Alexandre Costa.
Na audi�ncia de dezembro, o jornalista Joel Silveira Leite, da Ag�ncia Autoinforme, disse que o pre�o m�dio do carro no Brasil subiu 39% nos �ltimos dez anos.
- Nada justifica o pre�o do carro brasileiro em rela��o ao resto do mundo � afirmou ele na �poca.
Para explicar parte dessa discrep�ncia, Luiz Carlos Mandelli, do Sindipe�as, disse que a carga tribut�ria brasileira � muito mais elevada que a dos Estados Unidos � 36% aqui contra cerca de 9% l�. J� os custos de produ��o norte-americanos chegam a 88% do pre�o do carro e ficam em torno de 58% no Brasil. A margem de lucro das montadoras aqui, por�m, atinge 10%, enquanto nos Estados Unidos n�o passa de 3%.
Dessa vez, foram convidados para falar o presidente da Anfavea, Luiz Moan; o secret�rio-geral da Confedera��o Nacional dos Metal�rgicos, Jo�o Vicente da Silva Cayres; o vice-presidente da Confedera��o Nacional da Ind�stria (CNI), Paulo Tigre; o presidente da Federa��o Nacional da Distribui��o de Ve�culos Automotores (Fenabrave), Fl�vio Ant�nio Meneghetti; e a jornalista �ngela Crespo, do site Consumo em Pauta.
Por Ag�ncia Senado