Ambiente de trabalho: Evite hábitos que irritem seu chefe

Alguns v�cios, como atrasos constantes, ficar sempre nas redes sociais e fazer fofocas, podem comprometer a carreira

Um ambiente de trabalho saud�vel depende de h�bitos saud�veis de toda equipe, que n�o comprometam os bons resultados da empresa e at� a carreira do trabalhador. Se voc� sempre se atrasa para reuni�es, n�o resiste a participar da �ltima fofoca e n�o consegue ficar longe das redes sociais, desperdi�ando muito tempo que poderia ser usado para o trabalho, � melhor ter cuidado, pois isso pode estar deixando seu chefe muito irritado.

Foi o que constatou uma pesquisa do Institute of Leadership & Management (ILM), uma consultoria brit�nica. O mau uso de e-mails est� entre os h�bitos mais irritantes no ambiente de trabalho, segundo o levantamento. A maioria dos entrevistados odeia aquelas mensagens coletivas, enviadas para toda a empresa.

De acordo com a pesquisa brit�nica, roupas inadequadas e o uso excessivo de jarg�es tamb�m prejudicam o ambiente de trabalho. Para eles, h� um uso exagerado de termos como �pensar fora da caixa� ou �vamos manter contato�. A pesquisa aponta que essas pequenas irrita��es no ambiente profissional podem prejudicar o rendimento. Por outro lado, gestos simples, como ouvir um �obrigado� ap�s realizar uma tarefa ou dizer tchau aos colegas, podem significar muito. Adquirir h�bitos que otimizem o tempo tamb�m conta muitos pontos.

HIERARQUIA

Para a diretora da Evoluer Consultoria Empresarial, Mirella Nery Batista, um dos h�bitos mais negativos � a quebra de hierarquia. Segundo ela, isso se traduz na falta de subordina��o do empregado que tem faltas consecutivas, por exemplo, sobrecarregando o restante da equipe. Outro motivo de irrita��o � quando o funcion�rio garante ao cliente condi��es que a empresa n�o � capaz de suportar.

�Isso significa pensar mais no cliente que nas necessidades da empresa�, alerta Mirella. Ela lembra que os chefes realmente querem que o funcion�rio trate o cliente com mais interesse, mas sem deixar de reconhecer os limites da empresa, chegando a pression�-la para que ela se submeta a algo que n�o pode.

A presidente da Associa��o Brasileira de Recursos Humanos em Goi�s (ABRH-GO), Dilze Perc�lio, faz uma longa lista dos maus h�bitos que existem no ambiente de trabalho, destacando as faltas injustificadas, as fofocas, o v�cio em redes sociais, o excesso de telefonemas particulares e at� a dificuldade das pessoas para receberem um feedback. �Muitos funcion�rios levam as cr�ticas para o lado pessoal e chegam a ficar emburrados�, adverte. Ela alerta que outro problema do trabalhador que sempre consegue irritar o chefe � a dificuldade para trabalhar em equipe, uma grande exig�ncia do mercado atual.

Outro h�bito muito negativo � quando o trabalhador est� numa empresa e continua sempre em busca de outras oportunidades de trabalho no mercado. Geralmente, este colaborador � sempre inst�vel e abandona o trabalho por qualquer coisa a mais que ofere�am a ele, ou seja, n�o tem nenhum comprometimento com o resultado da empresa. Dilze alerta que essa pessoa pode atrapalhar todo resultado da equipe, al�m de prejudicar sua pr�pria imagem no mercado.

O trabalhador que tem alguns desses v�cios anteriores geralmente n�o se d� bem em processos seletivos das pr�ximas empresas onde tentar se inserir e ter� sua carreira prejudicada. A presidente da ABRH-GO explica que, em qualquer processo seletivo, a tend�ncia dos recrutadores � buscar refer�ncias daquela pessoa junto ao ex-chefe, e n�ona �rea de recursos humanos, que nem sempre tem detalhes do seu comportamento e qualidade de seu trabalho.

Mesmo que ele n�o fale mal do ex-empregado, at� por uma quest�o de etiqueta, tamb�m poder� prejudic�-lo se n�o falar bem. �Pelo simples tom ao qual esse chefe se referir ao empregado, n�o tecendo nenhum elogio, j� � poss�vel para o recrutador entender se ela foi ou n�o bem no emprego anterior�, explica Dilze.

Por L�cia Monteiro - O Popular