Avaliação do consumidor sobre mercado de trabalho piora 7,2% entre junho e julho

A opini�o dos consumidores em rela��o ao mercado de trabalho piorou 7,2% entre junho e julho deste ano, segundo dados do Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) da Funda��o Getulio Vargas (FGV) divulgados hoje (12). A piora nas avalia��es do consumidor sinalizam poss�vel aumento da taxa de desemprego em julho.

Das quatro classes de renda consultadas pela FGV, as que mais contribu�ram para a piora do indicador foram a mais baixa (at� R$ 2.100) e a mais alta (mais de R$ 9.600). A avalia��o dos consumidores com renda familiar at� R$ 2.100 piorou 11,5%, enquanto a piora entre os consumidores com renda superior a R$ 9.600 foi 7,5%.

O Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp), outro �ndice divulgado hoje pela FGV, que avalia o futuro do mercado de trabalho com base nas sondagens da ind�stria, do setor de servi�os e do consumidor, tamb�m mostrou resultado negativo para o mercado de trabalho.

De acordo com a FGV, o indicador caiu 5,7% entre junho e julho. Essa foi a maior queda do �ndice desde novembro de 2008 (-18,7%), per�odo da crise mundial. Segundo a FGV, o resultado �sinaliza, para os pr�ximos meses, um aprofundamento da tend�ncia de desacelera��o do ritmo de contrata��es observada nos �ltimos meses�.

Por Vitor Abdala - Ag�ncia Brasil