Mas � a TV a m�dia preferida, escolhida por 76,4% dos entrevistados, seguida da internet 13%. Redes sociais s�o os sites mais acessados; Rio � o estado que mais l� jornais diariamente.

O brasileiro passa mais tempo na internet todos os dias do que em qualquer outro ve�culo de comunica��o. Em m�dia, s�o 3h39 di�rias. Apesar disso, a TV � meio preferido da maior parcela da popula��o, e os jornais impressos s�o os mais confi�veis como fonte de informa��o. J� blogs, redes sociais e not�cias publicadas na web contam com a menor taxa de confian�a da popula��o. � o que revela uma pesquisa in�dita feita pelo Ibope a pedido da Secretaria de Comunica��o Social da Presid�ncia da Rep�blica.
Entre os entrevistados, 53% dizem confiar sempre ou muitas vezes no que leem nos jornais impressos. 50% confiam nas not�cias que ouvem no r�dio; 49% confiam nas not�cias televisivas; 40% nas publicadas em revistas; 28% nas que saem nos sites; 24% nas divulgadas pelas redes sociais e 22% confiam nos blogs.
Segundo o estudo, o brasileiro fica em m�dia 3h29 por dia assistindo televis�o. E a TV � a m�dia preferida da popula��o, escolhida por 76,4%. O aparelho est� presente em 97% dos lares brasileiros. A segunda colocada na prefer�ncia nacional � a internet, com 13%, seguida do r�dio, 8%, ouvido em m�dia durante 3h07 di�rias; os jornais s�o o ve�culo preferido por 1,5% dos entrevistados. De acordo com a pesquisa, o tempo dedicado � leitura di�ria de jornal � de 1h05. J� para as revistas os entrevistados dizem dedicar 1h06 do dia, e 0,3% indicaram o meio como preferido.
As redes sociais s�o os sites mais acessados. Nos fins de semana, 71% clicam nelas. O Facebook � o site mais citado pelos entrevistados, seguido pelo globo.com e G1. Curiosamente, o Facebook tamb�m � o campe�o de acessos entre os que querem se informar. 32% dos entrevistados recorrem �s redes sociais para essa finalidade.
Entre os programas televisivos mais citados espontaneamente, o Jornal Nacional � o campe�o, lembrado por 35% dos entrevistados. A novela Amor � Vida, que ocupava o hor�rio das 21h na �poca da pesquisa, ficou em segundo lugar e o Jornal da Record, em terceiro. Nos fins de semana, programas de audit�rio s�o os preferidos. As r�dios mais citadas foram a O Dia FM; Beat 98 FM e Band FM.
Os jornais mais lembrados s�o o Extra, em primeiro, o Super Not�cia, o Meia Hora e O Globo. O Rio de Janeiro � o estado que mais l� jornais diariamente, com 16%. As revistas mais citadas s�o Veja, Caras, �poca e Isto�.
J� os programas transmitidos por ve�culos p�blicos e estatais s�o pouco conhecidos ou n�o contam com a prefer�ncia da popula��o. 74% n�o conhecem o programa semanal de r�dio Caf� com a Presidente e 66% n�o ouvem a Voz do Brasil. J� a TV Brasil � conhecida por 37% dos entrevistados.
A televis�o � assistida diariamente por 65% dos entrevistados. O r�dio � o segundo meio de comunica��o mais utilizado, ouvido por 61%, e a internet ocupa a terceira posi��o, com o acesso de 47% dos entrevistados. Na outra ponta, 75% disseram que n�o leem jornais impressos e apenas 6% t�m o h�bito de ler jornais diariamente. Revistas s�o a m�dia menos presente na vida dos entrevistados: 85% dizem nunca ler e 1% apenas o fazem diariamente.
O levantamento foi realizado entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro do ano passado com 18.312 entrevistados maiores de 16 anos em 848 cidades nos 26 estados e Distrito Federal. A publica��o, cuja primeira edi��o � divulgada em ano eleitoral, ser� reeditada anualmente e servir� como refer�ncia para as a��es de comunica��o do governo.
Embora a maioria da popula��o (53%) ainda n�o tenha acesso � rede mundial de computadores, ela tem grande ades�o dos jovens: 77% dos entrevistados com menos de 25 anos t�m contato com a rede, contra apenas 3% dos maiores de 65. Outro dado � que quanto maior a escolaridade e a renda do brasileiro, maior o acesso � web. Entre as fam�lias com renda superior a cinco sal�rios m�nimos, 78% t�m internet em casa, enquanto que entre as com renda de at� um sal�rio m�nimo somente 16% t�m o servi�o dispon�vel em suas resid�ncias. Quem tem diploma universit�rio tamb�m tem grande probabilidade de contar com internet em casa: 84% t�m. J� entre os que estudaram at� a quarta s�rie do ensino fundamental, s� 20% t�m. As regi�es metropolitanas e de maior renda per capita tamb�m t�m mais usu�rios de internet. O DF � o campe�o, com 63% de internautas, seguido do estado de S�o Paulo (62%).
�Percebe-se uma estreita correla��o entre renda e acesso � web�, constata a publica��o, intitulada �Pesquisa Brasileira de M�dia 2014: H�bitos de Consumo de M�dia Pela Popula��o Brasileira�.
Por Catarina Alencastro - O Globo