Especialistas garantem que o bom humor facilita o relacionamento, eleva a criatividade e deixa o ambiente de trabalho agrad�vel
Nem sempre demonstrar muita seriedade � a chave para se dar bem profissionalmente. O bom humor pode ser um caminho eficiente e agrad�vel para construir bons relacionamentos, garantir sucesso no mercado de trabalho e desenvolver a carreira. Especialistas em recursos humanos garantem que o bom humor pode ajudar, e muito na ascens�o profissional.
Um estudo da Robert Half, publicado no site da revista Forbes, mostra que 90% dos executivos acreditam que o bom humor � importante para o progresso na carreira e 84% acreditam que as pessoas bem-humoradas fazem um trabalho melhor em rela��o �s outras. Outro estudo citado pelo site � do Bell Leadership Institute, que descobriu que as duas caracter�sticas mais desej�veis em l�deres s�o a �tica de trabalho e um bom senso de humor.
H� v�rias boas raz�es para ver mais gra�a no trabalho do dia a dia (veja quadro). A consultora Mirella Nery Batista, diretora da Evoluer Consultoria Empresarial, lembra que, hoje, o principal ponto de desempenho de uma pessoa no mercado de trabalho � o bom relacionamento que ela � capaz de construir. O bom humor � fundamental em qualquer relacionamento.
�O bom humor alivia, descontrai e deixa a pessoa mais criativa e espont�nea�, adverte Mirella. Mais descontra�da, o profissional consegue enxergar mais possibilidades e garante melhores resultados. Segundo ela, no trabalho de gest�o de pessoas, a prioridade � as pessoas desenvolverem relacionamentos, que fazem parte de tudo da vida.
Para a consultora, quem quiser melhorar seu desempenho e obter melhores resultados no trabalho, precisa se relacionar bem com seus colegas diretos, com seus superiores imediatos, clientes e fornecedores. N�o s�o raros os casos de pessoas que n�o conseguem desenvolver a carreira por dificuldades de relacionamento. �Pessoas que n�o conseguem se projetar profissionalmente muitas vezes n�o conseguem se relacionar bem com seus colegas, n�o obedecem hierarquia e n�o sabem ficar numa situa��o de paridade com os colegas. Est�o sempre em competi��o�, explica.
Para Aline Lumi Takushi, diretora de Consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos, com bom humor o ambiente fica mais leve e o trabalho flui com mais facilidade. Claro que isso inclui bom senso em n�o fazer piadinhas fora de hora ou ser indiscreto. �Mas � bom lembrar que funcion�rios mal-humorados e que n�o gostam de se relacionar com os colegas n�o s�o vistos com bons olhos pela equipe e pela empresa�, adverte.
OTIMISMO
De acordo com o site rh.com, um colaborador com bom humor � uma pessoa educada, gentil e sempre est� com um sorriso no rosto ao lhe cumprimentar. Mas a caracter�stica mais forte desse talento � ser otimista, mesmo diante de situa��es adversas e, mais que isso, ele consegue mais respostas r�pidas e criativas para essas mesmas situa��es.
O estudo publicado na revista Forbes adverte que todos os profissionais gostam de trabalhar com pessoas mais amig�veis, com quem gostam de estar perto e de conviver. Mas, para a especialista em carreiras Lynn Taylor, � preciso demonstrar um humor bem colocado em cada situa��o, ou seja, nada de ofender colegas de trabalho ou gestores. A especialista em carreiras Laura Vanderkan lembra que � preciso ser engra�ado sem ofender ningu�m. �Todos preferem se divertir no trabalho. Ningu�m deve se sentir como um escravo neste ambiente�, disse Lynn Taylor, � Forbes.

Por L�cia Monteiro - O Popular