Profissional precisa saber lidar com chefe,ser proativo e estar atento a valores da empresa

Quem pensa que o mais dif�cil da carreira � passar pela sele��o n�o tem ideia das agruras que o esperam ap�s esta primeira fase. A prova de fogo come�a ap�s a contrata��o. � hora de o profissional comprovar, na pr�tica, como sabe exercer suas habilidades e como se comportar diante da rotina de trabalho. Frase muito usada por recrutadores define bem esse desafio: �o candidato � escolhido pelo curr�culo, mas � demitido pelo comportamento�. Por isso, � preciso estar atento para n�o cometer erros que irritam a chefia.
In�meras atitudes corriqueiras contam pontos negativos contra o profissional. Falta de pontualidade frente aos compromissos marcados, fofocas de bastidores, excessos nas mais variadas atitudes (desde a forma de falar, se vestir at� no exagero em demonstrar suas pr�prias qualidades) s�o comportamentos que irritam profundamente os chefes, afirma a psic�loga Luc�lia de Carvalho Borges, consultora de carreira e personal coach da Start Total Consultoria de Carreira e Treinamentos.
�Isso mostra que o profissional n�o est� preparado nem maduro o suficiente para levar a empresa a resultados melhores�, destaca a psic�loga.
Outra situa��o recorrente � a aus�ncia de proatividade, seja por pura falta de iniciativa ou por medo de errar, acrescenta o especialista em estrat�gias empresariais Marcos Morita. Segundo ele, cometer erros, dentro de padr�es aceit�veis, pode demonstrar a inten��o do colaborador em tentar achar a solu��o. �Mas isto n�o justifica persistir no erro�, separa.
Luc�lia de Carvalho tamb�m faz um alerta aos profissionais que gostam de �fazer m�dia� com os superiores. Diferente do que imaginam, o profissional �puxa-saco� n�o � mal visto apenas pelos colegas, mas tamb�m pela chefia que � alvo da bajula��o. �Ele acaba querendo se destacar demais dos outros funcion�rios e quebra a naturalidade, podendo at� se tornar antip�tico e desrespeitar o limite dos outros�, afirma.
Para fugir dos erros que podem desagradar a empresa e at� motivar uma demiss�o, a psic�loga atenta para a necessidade de o profissional estar atento aos valores e � filosofia da corpora��o. � importante que a pessoa seja constantemente perceptiva, pesquise sobre a miss�o e a vis�o da empresa e entenda quais os resultados pretendidos, para agir de acordo com o que se espera dela.
�Ela tem de saber onde a empresa quer chegar e qual a parcela de responsabilidade que lhe cabe nessa constru��o de resultados. Isso n�o s� vai despertar os olhares da hierarquia de forma positiva, como lhe trar� mais chances de crescer na carreira e at� ser promovido�, finaliza.
Por L�dia Borges - O Popular