Classe média brasileira forma o 18.º maior mercado consumidor mundial

Na m�dia, renda desse grupo � 2,5 vezes mais alta que a da classe baixa, mas quando comparada � da classe alta a diferen�a � de quatro vezes

A gerente de Projetos da Secretaria de Assuntos Estrat�gicos da Presid�ncia da Rep�blica (SAE), Alessandra Ninis, apontou nesta quarta-feira, 31, que a classe m�dia brasileira gastou R$ 975 bilh�es em 2011. "Se a classe m�dia brasileira fosse um Pa�s, seria o 18.� mercado consumidor do mundo, ou seja, estaria no G-20", comentou Alessandra, durante o IV F�rum Banco Central de Inclus�o Financeira, realizado na capital ga�cha.

Os dados fazem parte do estudo da SAE chamado "Vozes da Classe M�dia". Em junho, a SAE divulgou as faixas que leva em conta para definir as classes sociais da popula��o brasileira, colocando como classe m�dia as fam�lias de renda per capita entre R$ 291 e R$ 1.019. Essa classe m�dia dependeu, segundo Alessandra, da renda do trabalho para ascender. Segundo ela, na m�dia, a renda desse grupo � 2,5 vezes mais alta que a da classe baixa, mas quando comparada � da classe alta a diferen�a � de quatro vezes.

Alessandra disse que essa parcela da popula��o ainda faz pouco uso do sistema financeiro, j� que 77% pagam despesas em dinheiro. "Quanto ao endividamento, 28% da popula��o da classe m�dia tem dificuldade de honrar d�vidas, propor��o que cai para 19% na classe alta", afirmou.

Por T�ssia Kastner - Estad�o