Copa do Mundo impulsiona produção de bebidas e televisores, diz IBGE

Televisores apresentaram crescimento de 42,7% no acumulado de 2014. Bebidas alco�licas tiveram alta de 3,6% na produ��o e n�o alco�licas, 0,3%.

A Copa do Mundo, que acontecer� de 12 de junho a 13 de julho no Brasil, impulsionou a produ��o de bebidas e televisores. Nos quatro primeiros meses de 2014, os itens apresentaram crescimento de 3,6% (bebidas alco�licas), 0,3% (n�o alco�licas) e 42,7% (televisores), segundo dados divulgados nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat�stica (IBGE).

�O evento em si traz expectativa de um maior consumo. Seja porque no caso dos televisores h� novas tecnologias, o que justifica a maior produ��o. E no caso das bebidas, o evento ser realizado no Brasil gera expectativa de consumo maior", explicou Andr� Luiz Macedo, gerente da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. "� muito mais da expectativa que se tem de um consumo maior que faz com que as empresas antecipem uma produ��o. O evento em si justificaria maior produ��o em fun��o dessa expectativa�.

De acordo com ele, a produ��o dos televisores come�ou "mais especificamente" no final do ano passado. No entanto, no �ltimo trimestre de 2013, o comportamento da ind�stria foi acentuado nos tr�s primeiros meses de 2014, segundo Macedo.

�Abril mostra arrefecimento, mas ainda assim � uma taxa bem elevada na medida que cresce 20%. Sempre que se tem evento Copa, voc� tem incremento [na ind�stria] nos meses que o antecedem. Em fevereiro de 2014 contra fevereiro de 2013, houve crescimento de 65,7% [na produ��o de televisores]. Mar�o teve crescimento de 42,4% e abril, 20,9%. No acumulado at� abril, houve crescimento de 42,7%�, completou o especialista.

Ainda segundo Macedo, outro ponto que chamou aten��o na pesquisa, e que tamb�m tem indica��es de que o crescimento foi provocado pelo efeito Copa, � o setor de bebidas.

�Diferente do ano passado, que se teve comportamento negativo, nos quatro primeiros meses do ano de 2014, veio com resultados distintos. Cresce 2,8% no primeiro trimestre de 2014. E nesse resultado de abril 2014 para abril de 2013, mant�m comportamento positivo. Cerveja, chope e refrigerante impulsionam esses resultados. Talvez o efeito Copa seja o mais explicativo�, declarou Macedo.

O gerente da pesquisa informou que no acumulado de quatro meses de 2014 as bebidas alco�licas apresentaram crescimento de 3,6%. Se comparados os meses de fevereiro de 2013 com o mesmo per�odo neste ano, este n�mero apresentou alta de 4,6%. Mar�o registrou alta de 16,5% e abril, 4,2%.

Entre as bebidas n�o alco�licas, fevereiro teve alta de 8,1%. J� mar�o apresentou recuo de 1,6% e abril voltou a subir, registrando 1%.

Produ��o da ind�stria recua 0,3%

A produ��o da ind�stria nacional registrou recuo de 0,3% em abril, na compara��o com o m�s anterior, segundo dados pelo IBGE. No m�s de abril, em rela��o a mar�o, a atividade fabril tamb�m havia mostrado queda, de 0,5%.

Frente ao mesmo per�odo de 2013, a ind�stria teve retra��o de 5,8%, a mais intensa desde setembro de 2009 (-7,3%), influenciada fortemente pela queda de mais de 20% na produ��o de ve�culos.

Nos quatro primeiros meses do ano, o setor acumula baixa de 1,2%. Em 12 meses, a alta acumulada � de 0,8%.

"No resultado desse m�s, al�m da diminui��o no ritmo de produ��o, observa-se a influ�ncia do efeito calend�rio, uma vez que abril de 2014 teve dois dias �teis a menos do que igual m�s do ano anterior", disse o IBGE, em nota.

Por Cristane Cardoso - G1