A presidente Dilma Rousseff tinha raz�o. O Brasil sediar� a "Copa das Copas". Dados oficiais da Fifa apontam que, pelo menos do lado financeiro e de marketing, o Mundial que come�a em poucas semanas bater� todos os recordes da hist�ria do futebol.
Ela ser� a Copa mais cara, a mais lucrativa, a que distribuir� maiores pr�mios, a que ser� vista por um n�mero in�dito de pessoas, a que mais teve ingressos pedidos e a que ter� em campo os craques mais caros da hist�ria do futebol. Das sele��es aos clubes, dos atletas aos cartolas, todos sair�o do Brasil com um volume de dinheiro in�dito nos bolsos.
A renda da Fifa ultrapassar� a marca de US$ 4 bilh�es, mais de US$ 800 milh�es acima do que a entidade obteve na �frica do Sul em 2010. Mas a entidade insiste que nunca gastou tanto com um evento quanto a Copa no Brasil. No total, o investimento da Fifa teria chegado perto de US$ 2 bilh�es.
Para ter o direito de transmitir a Copa, redes de televis�o pagaram um valor recorde para a Fifa: cerca de US$ 1,7 bilh�o. A expectativa � de que a audi�ncia seja recorde. Na final da Copa em 2010, 530 milh�es de pessoas assistiram a Espanha levantar o trof�u. Desta vez, os n�meros devem bater essa marca. No Brasil, mais de 14 mil jornalistas foram credenciados para o evento, outro recorde.
Os est�dios tamb�m bateram recordes, com gastos feitos no Brasil de mais de R$ 8,5 bilh�es para as doze arenas, tr�s vezes o que a CBF havia indicado para a Fifa em 2007. O valor � ainda o equivalente a tudo o que a Alemanha e a �frica do Sul gastaram em duas Copas do Mundo, juntas.
Outro recorde � o n�mero de pedidos de ingressos. No total, mais de 11 milh�es de pessoas enviaram seus pedidos para os 3 milh�es de ingressos dispon�veis. S� para a final no Maracan�, a Fifa poderia ter preenchido cinco est�dios com os pedidos que recebeu.
ATLETAS
A Fifa garante que as sele��es tamb�m ganham com a Copa. O pr�mio ao vencedor de US$ 35 milh�es � o maior j� pago pela entidade. Mas ele � apenas um ter�o do que a Fifa gasta anualmente para pagar os sal�rios de seus funcion�rios e cartolas em Zurique. Outros US$ 323 milh�es ser�o distribu�dos para as outras 31 sele��es.
Diante dessa realidade financeira in�dita, algumas sele��es j� anunciaram que os pr�mios que dar�o aos 23 jogadores bater�o recordes. A Fran�a, por exemplo, indicou que cada atleta sair� do Brasil com 330 mil euros se ganhar a Copa, 10% a mais do que foi prometido na �frica do Sul em 2010.
J� a sele��o dos EUA indicou a seus jogadores que, apenas por participar do torneio, cada um deles levar� uma bolada de US$ 75 mil. Antes mesmo da bola rolar, a Fifa distribuiu US$ 48 milh�es para ajudar as 32 federa��es nacionais a pagar pelos custos de prepara��o.
At� os clubes ganhar�o com a Copa. A Fifa reservou US$ 70 milh�es para dar aos times que v�o emprestar os jogadores para as sele��es nacionais. O valor � duas vezes o que foi distribu�do na �frica do Sul.
EMPRESAS
Quem tamb�m j� comemora � a Adidas, uma das principais patrocinadoras do evento. A empresa prev� um aumento de sua receita em 8% em 2014, gra�as ao torneio no Brasil. Em valores, isso representa um incremento de US$ 1,6 bilh�o.
Os seis maiores parceiros da Fifa, incluindo Adidas e Coca-cola, pagaram mais de US$ 700 milh�es para a entidade para ter o direito de explorar a marca da Copa e ter seus cartazes nos est�dios no Brasil, outro recorde.
Por Jamil Chade - O Estado de S.Paulo