Dicas para se adaptar a mudanças na empresa

Muitos empregados temem por n�o saberem o que est� por vir, mas, dizem os especialistas, a hora � de ser flex�vel e manter-se ocupado

Mudan�as s�o frequentes em qualquer empresa: s�o criados novos setores, cargos ou feitas altera��es na pol�tica corporativa, por exemplo. Al�m da pr�pria companhia, as mudan�as atingem diretamente os funcion�rios, independentemente do cargo que exer�am. Muitos empregados se desesperam, mas, dizem os especialistas, o certo � que todos precisam estar preparados para quando as mudan�as atingirem diretamente seu papel dentro do neg�cio. Para explicar como deve ser a adapta��o de todos �s altera��es e, em muitos casos, �s novas tarefas, a Forbes reuniou um grupo de especialistas em ambiente corporativo e em carreira. Confira o que dizem Michael Kerr (palestrante internacional de neg�cios), Phyllis Mufson (consultor de carreiras), Tamar Chansky (psic�loga e escritora), Sara Menke (fundadora e CEO da Gro Ventures), Joyce K. Reynolds (especialista em neg�cios) e Stever Robbins (empreendedor e coach de executivos).

Entenda a mudan�a � � preciso entender a mudan�a para que ela realmente aconte�a com voc�. �Reconhecer e aceitar a mudan�a ser� o primeiro passo rumo ao controle da situa��o�, afirma Joyce Reynolds.

Aceite a mudan�a e procure ajuda � Quando voc� entra em um processo de transi��o, � natural se sentir desconfort�vel. E, dependendo da mudan�a, afirma Phyllis Mufson, seu trabalho pode ser afetado com diminui��o de colegas, de projetos, de prest�gio ou simplesmente de seu tempo livre. �Ser� uma carga de v�rios novos elementos que podem assustar no come�o�. Aceitar a situa��o e buscar a ajuda de uma pessoa de confian�a no escrit�rio s�o dicas v�lidas.

Encare seus medos � Stever Robbins sugere que, quando se teme uma mudan�a, o profissional deve escrever os itens que o amedrontam em um papel. �Trate esses temores como seu objetivo profissional. Encare-os um por um, s� assim voc� vai passar por cima deles e ser bem-sucedido na mudan�a.�

Comunique-se � A comunica��o � a chave para as mudan�as. Qualquer ru�do no di�logo pode interromper todo um processo de transi��o em uma cultura corporativa, afirma Michael Kerr. �Comunica��o, comunica��o, comunica��o e depois um pouquinho de comunica��o. Isso n�o pode ser deixado pra depois. Per�odos de grandes e importantes mudan�as requerem esfor�os de todos os setores da empresa, pois todos precisam se adaptar�, afirma o consultor.

Reserve uma tempo para �se preocupar� � A preocupa��o constante interfere em produtividade, humor e moral. Portanto, n�o deixe seu trabalho ser afetado por medo excessivo: �Se est� t�o preocupado assim, d� um tempo a si mesmo diariamente, de prefer�ncia fora do ambiente de trabalho, e reflita sobre tudo o que est� causando essa ansiedade. Desta forma, ser� mais f�cil superar seus medos. Mas pare de pensar nisso quando esse tempo acabar�, aconselha a psic�loga Tamar Chansky.

Seja positivo � Phyllis afirma que o pessimismo pode acabar em um cen�rio catastr�fico. Em uma situa��o de mudan�a, pense que � hora de se destacar, de mostrar que voc� pode ter valor em v�rios tipos de situa��o. �Os empres�rios mais bem-sucedidos nos neg�cios s�o os que encaram os problemas de modo confiante e otimista. Por que n�o fazer dessas altera��es um degrau para subir na carreira?�, questiona a especialista.

Seja flex�vel � Flexibilidade � essencial. Esteja dispon�vel a aceitar qualquer nova tarefa designada. �Mesmo que n�o goste de algo no novo sistema, se voc� for um profissional flex�vel, as pessoas v�o querer trabalhar com voc� e tudo ser� mais f�cil�, aconselha Tamar, lembrando que se voc� � sempre o �do contra�, os colegas virar�o as costas e voc� nunca vai sair dessa situa��o desconfort�vel.

Saiba como as coisas mudam e tenha expectativas realistas � �Quando voc� pula em uma piscina, pode n�o gostar da temperatura da �gua em um primeiro momento. Mas poucos minutos depois, voc� se sente melhor e n�o foi ningu�m que esquentou a �gua, mas voc� que se acostumou a ela�, afirma Tamar. Segundo a especialista, � dessa forma que o profissional deve tratar uma mudan�a. Ele precisa saber que as coisas v�o se encaixando.

Envolva-se com a mudan�a � O coach Stever Robbins afirma que, caso haja um novo plano da empresa que envolva sua presen�a e se o profissional est� com medo da mudan�a, tente entrar no grupo que organiza o projeto. �Quem sabe voc� j� possa adaptar o projeto da melhor maneira poss�vel �s suas caracter�sticas de trabalho e deixar a mudan�a um pouco mais f�cil�, conclui o especialista.

Reduza o estresse � Cada um tem uma t�cnica para reduzir o estresse. O importante mesmo � tentar relaxar e encarar a transi��o, pois mudan�as s�o frequentes em uma empresa. Segundo Phyllis, a medita��o � uma das melhores t�cnicas para fugir do estresse que o trabalho causa. �Leva alguns minutos e pode ser feita no pr�prio ambiente profissional, desde que seja uma sala ou um corredor mais reservado�, afirma Phyllis.

Mostre seu valor � Este � o momento de mostrar ao chefe e a todos os superiores que voc� pode ser um funcion�rio de valor em qualquer circunst�ncia. Muitas vezes, s�o nesses momentos mais dif�ceis que o reconhecimento profissional vem, afirmam os especialistas.

Mantenha-se ocupado � Em certos momentos de reorganiza��o, demora algum tempo para ser definido exatamente o que cada um far�. Por isso, continue fazendo seu trabalho, n�o deixe lacunas. �Tenha uma atitude positiva e, se preciso, fa�a o trabalho que estava acostumado anteriormente. As coisas v�o entrar nos eixos�, diz Tamar.

Por O Globo