Empreendedorismo ao alcance dos jovens de todo o país

Desafio promovido pelo Sebrae busca desenvolver compet�ncias empreendedoras dos universit�rios brasileiros

A cada ano, cresce o n�mero de jovens que manifestam a vontade de empreender ou j� saem da faculdade administrando sua pr�pria empresa. Muitos, no entanto, t�m a vontade de ter um neg�cio pr�prio, mas n�o sabem como proceder. Atento a esta realidade, a partir da pr�xima quinta-feira, dia 15, o Sebrae vai disponibilizar a todos os universit�rios brasileiros uma ferramenta que integra as diferentes solu��es da institui��o para desenvolver as capacidades empreendedoras de quem est� se preparando para entrar no mercado de trabalho. S�o jogos gratuitos na internet, cursos � muitos deles, sem custos �, disciplina que ensina conceitos de empreendedorismo dentro da universidade e bate-papo com especialistas, que ir�o passar no��es de marketing, fluxo de caixa, recursos humanos e lideran�a.

Luiz Barretto, presidente do Sebrae, ressalta que o grande n�mero de jovens brasileiros com curso superior que optam por criar sua pr�pria empresa evidencia a import�ncia, cada vez maior, de incorporar o ensino empreendedor � forma��o dos brasileiros:

� Um m�dico, dentista, advogado ou arquiteto sai da faculdade e monta seu pr�prio consult�rio ou escrit�rio, mas n�o tem nenhuma no��o de administra��o. Se aprender sobre gest�o, por exemplo, as chances de sucesso certamente ser�o maiores � explica.

Estudo in�dito da institui��o aponta que, em 2011, cerca de 700 mil jovens com gradua��o universit�ria eram donos de seu pr�prio neg�cio. O n�mero � quase o dobro do registro de 2001, quando apenas 370 mil jovens com at� 34 anos e ensino superior estavam � frente de um neg�cio.

Os jovens interessados em participar do Desafio Universit�rio Empreendedor podem se inscrever em qualquer per�odo do ano, desde que declarem estar matriculados regularmente em qualquer curso de gradua��o de institui��o de ensino credenciada pelo Minist�rio da Educa��o. A inscri��o � gratuita e pode ser feita pelo site http://desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br

Estruturada em forma de competi��o, a ferramenta conta com um site onde os estudantes se cadastram gratuitamente, aprimoram seus conhecimentos com os dez jogos virtuais dispon�veis e registram as outras atividades realizadas paralelamente ao longo do ano. Cada uma dessas a��es tem uma pontua��o espec�fica e quem acumular mais pontos ser� o vencedor. Com os jogos, � poss�vel acumular 1 milh�o de pontos � cada jogo contribui com at� 100 mil pontos. J� o curso de empreendedorismo na pr�pria universidade rende outros 100 mil. Com o Papo de Neg�cios, uma confer�ncia com especialistas transmitida pela internet, o aluno pode acumular 20 mil pontos em cada evento � s�o feitos dois por ano, voltados para o Desafio Universit�rio Empreendedor.

Os cursos de educa��o a dist�ncia oferecidos pelo Sebrae tem um limite de at� dez cursos em um ano e tamb�m podem somar at� 100 mil pontos. J� as atividades presenciais ofertadas pelo Sebrae, como o semin�rio Empretec, que desenvolve um comportamento empreendedor, por exemplo, n�o tem limite de pontua��o e cada um tem um valor diferente, pois a carga hor�ria e os objetivos n�o s�o iguais.

� O Desafio Universit�rio Empreendedor � uma evolu��o do ensino do empreendedorismo a jovens estudantes, uma vez que integra em uma �nica ferramenta conceitos de gest�o, mercado, inova��o e empreendedorismo � ressalta Barretto.

A nova ferramenta substitui o antigo Desafio Sebrae, jogo simulador de neg�cios que durante 13 anos teve a participa��o de mais de um milh�o de estudantes. E, conforme explica o Sebrae, nesta nova disputa, a institui��o de ensino e os professores tamb�m ganhar�o pr�mios pelo n�mero de indica��es que receberem on-line dos alunos.

Atrav�s dos jogos, jovens praticam gest�o empresarial

Est�o dispon�veis on-line dez jogos: Escrit�rio Topia, Vila do Empreendedor, Tapioca Manager, O Chefe, Vendendo seu Peixe, Minha Boutique, Fazendinha de Neg�cios, Meu Primeiro Milh�o, Hora de Liderar e Neg�cio Quente. Os games foram selecionados por meio de concurso promovido este ano pelo Sebrae para escolher aplicativos com temas de gest�o empresarial para o p�blico universit�rio. A ideia � que, a cada ano, o site conte com mais jogos, sempre por meio de sele��o aberta a pessoas que queiram pensar em como desafiar os universit�rios a desenvolver caracter�sticas empreendedoras.

Os estudantes participar�o de atividades em que ter�o que lidar com situa��es de conviv�ncia, administra��o do tempo para cumprir os prazos e tomada de decis�es gerenciais que definir�o o sucesso da empresa. Os tr�s primeiros colocados de cada unidade da federa��o receber�o um smartfone, um kit estudante e um trof�u. A final nacional ser� disputada, pessoalmente, pelos primeiros colocados de cada estado, ou seja, 81 finalistas (tr�s por estado). Ao final na competi��o, os tr�s primeiros lugares nacionais ganhar�o um tablet, uma viagem internacional de at� dez dias a um centro de refer�ncia mundial em empreendedorismo e um trof�u. O local da final nacional e da viagem-pr�mio ser�o revelados durante a disputa. Nesta etapa final nacional, a competi��o ser� realizada em equipe, formada pelos tr�s finalistas de cada estado.

A competi��o n�o se restringe a game designers profissionais. Nas edi��es anteriores, por exemplo, puderam participar tamb�m designers amadores, empresas de desenvolvimento de jogos, estudantes, professores ou at� mesmo quem n�o entendia tanto do assunto, mas ainda assim conseguiu apresentar um bom aplicativo.

Foi o caso do carioca Lucas Ribeiro Rodrigues, de 22 anos, que est� se formando em design. Ele participou da competi��o com os parceiros Peter Furtado Dam e Pedro Boechat de Almeida Germano. Juntos, os tr�s desenvolveram o jogo �Escrit�rio Topia�, que ensina como administrar uma empresa que tem uma carteira diversificada de clientes atrav�s de um simulador de escrit�rio de servi�os, que pode reunir diferentes profissionais, cada um com uma demanda pr�pria.

� O escrit�rio pode atender a um designer e, ao lado, ter outro profissional que cuida de um cliente que tenha um perfil de neg�cios completamente diferente. Para administrar isso � preciso ser cuidadoso com o perfil do contratado e os prazos de atendimento � explica Lucas, acrescentando que, ao permitir a proximidade entre profissionais com forma��es distintas, o modelo permite ainda a troca de experi�ncia nas diferentes �reas.

Participante da �ltima edi��o da Campus Party, que aconteceu m�s passado em Recife, a estudante Itacira Cunha teve a oportunidade de testar a vers�o �closed beta� do Desafio Universit�rio Empreendedor e saiu entusiasmada:

� Adorei os jogos. As propostas s�o interessantes e estimulam, cada um ao seu modo, diversos pontos necess�rios para quem sonha em empreender.


Fonte: O Globo