É preciso planejar bem e botar na balança não só aspectos pessoais como os da economia do país, por exemplo
Se a vontade de pedir demissão está cada vez mais presente em seu dia a dia ou há a necessidade de sair da empresa para um novo projeto, considerar todos os aspectos, não apenas pessoais, mas também profissionais, como o timing da empresa, são fundamentais. Às vezes, vale a pena segurar a decisão, afirma a coach Jacqueline Resch.
— O profissional tem que estar sempre atento se as perspectivas da companhia estão de acordo com as suas e seu plano de carreira. É preciso estar seguro de que suas possibilidades naquela organização se esgotaram e os novos rumos são mesmo a melhor opção.
A inquietação natural desta nova geração, segundo Jacqueline, de querer viver novos desafios e experimentar novos ambientes, pode levar a decisões precipitadas por parte dos funcionários. Segundo ela, um pequeno desentendimento pode gerar a vontade de se demitir, mas é preciso estar atento às consequências a longo prazo.
— O mais importante é não tomar decisões precipitadas, pois isso não apenas “queima a imagem” do funcionário, como pode levar a descontrole na vida pessoal, já que foi uma opção não planejada. Aliás, planejar é sempre o ideal: ajuda o profissional e a empresa.
Porém, se o momento de mercado para aquela empresa não está satisfatório e existe um foco em redução do quadro, por exemplo, pode ser que a empresa opte por fazer um programa de demissão voluntária, analisa Alexia Franco da Unique Group:
— Esse momento pode ser uma boa oportunidade para aproveitar e sair com um bom pacote de benefícios.
Pedir demissão com algum projeto novo em vista, seja um outro emprego, a criação de um empreendimento ou uma viagem de intercâmbio, por exemplo, é importante, já que transforma o rompimento em algo positivo. Mas é preciso estar atento à questão financeira, confirma Alexia:
PUBLICIDADE
— Dependendo do investimento, o executivo em questão pode precisar de mais recursos para arcar com despesas geradas por imprevistos do que imaginava.
As especialistas ressaltam que um importante fator na hora de analisar o pedido de demissão é avaliar o momento econômico pelo qual passa o país. A instabilidade da economia e as incertezas no ambiente político são dois fatores que acabam por afetar a atração de investimentos externos.
— Como consequência, pode ser importante adiar novos projetos — finaliza Alexia.