Cerim�nias no trato entre pessoas e empresas, como se vestir, falar e se comportar bem, inclusive nas redes sociais, ajudam a garantir lugar no mercado

Saber como se comportar adequadamente numa entrevista de emprego ou dentro da empresa onde j� se est� trabalhando pode ajudar o profissional a conquistar ou manter uma posi��o de respeito no mercado de trabalho. Essas cerim�nias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educa��o, bom comportamento, conven��es sociais ou �tica, inclusive nas redes sociais, s�o cada vez mais observadas pelos profissionais de recursos humanos e gestores para avaliar um profissional.
Um estudo feito pela conceituada universidade americana de Harvard mostra que dois ter�os das demiss�es nas empresas s�o causadas por dificuldades de relacionamento com os colegas, onde a �tica empresarial � fundamental. �Isso explica porque pessoas altamente competentes no que fazem acabam sendo demitidas e outras, nem t�o competentes assim, permanecem, atingindo promo��es e melhores oportunidades de carreira�, explica o diretor da Innovia Training e Consulting, Ricardo Barbosa.
Na opini�o de especialistas em recursos humanos, um dos pontos mais importantes para garantir um bom conv�vio dentro da empresa e em qualquer rela��o de neg�cios � a pontualidade. Para a gerente de recrutamento e sele��o da Agregar Gest�o de Pessoas, B�rbara Ferreira Lessa, se planejar bem para chegar sempre no hor�rio marcado � fundamental para o profissional que quer conquistar ou se manter bem no mercado de trabalho.
Segundo ela, isso chega a ser uma defici�ncia em Goi�nia, onde as pessoas n�o costumam se preocupar muito com a pontualidade. Para B�rbara, seguir essa regra � ainda mais importante entre os gestores, que precisam dar o exemplo.
VESTU�RIO
Outro item muito importante na etiqueta empresarial, para homens e mulheres, na vis�o da gerente da Agregar, � o cuidado com o vestu�rio. Ela ressalta a import�ncia das mulheres n�o se exporem muito, observando se o comprimento da saia ou o decote s�o apropriados para o momento. Enquanto usar maquiagem forte, sand�lias rasteirinhas ou deixar a barriga � mostra podem n�o transmitir uma boa imagem das mulheres, usar bermuda, camiseta regata e bon� pode depor contra a imagem dos homens na empresa.
Tamb�m � importante prestar aten��o ao tom da voz na hora de se comunicar com os colegas ou falar ao telefone. Em empresas mais formais, tamb�m � bom tomar cuidado com brincadeiras inapropriadas. Algumas chegam a pedir que o candidato ou empregado mude o corte de cabelo.
O uso de redes sociais � outro ponto pol�mico. B�rbara alerta que um cliente chegou a desistir de contratar um candidato porque n�o gostou da fotografia que ele postou no Facebook. Dependendo da empresa, o uso de redes sociais em excesso pode resultar em demiss�o. �� preciso manter o bom senso, analisar o que ambiente de trabalho permite�, adverte.
CURR�CULO
Muitas vezes, os profissionais n�o est�o atentos �s quest�es de etiqueta empresarial, que est�o sendo observadas pelos gestores de recursos humanos. O alerta � do presidente da consultoria de RH Etalent, Jorge Matos. Segundo ele, essa preocupa��o deve come�ar na apresenta��o do curr�culo, que precisa ser bem formatado, sem erros e com foto adequada.
Jorge lembra que uma pessoa � uma empresa e precisa ter tudo que ela tem, incluindo um bom marketing pessoal, e o curr�culo � como seu folder. Por isso, tamb�m � preciso tomar cuidado com a exposi��o no Facebook. � preciso ter em mente que, quando est� na rede, a pessoa n�o est� sendo vista apenas por seus amigos. �J� desisti de contratar uma consultoria que tinha um n�vel de exposi��o pessoal que n�o agradaria o cliente�, destaca.
Quem usa o celular demais ou fica muito envolvido em conversas paralelas tamb�m pode n�o ter a produtividade ideal para a empresa. Segundo Jorge, pesquisas j� mostraram que a produtividade m�dia do brasileiro � apenas 18% da americana, muitas vezes por atitudes inadequadas. Asseio pessoal e discri��o na forma de se vestir e se maquiar tamb�m contam muito. No meio empresarial, o funcion�rio pode ser apenas reprovado por usar sapato preto com meia branca. �Ningu�m vai dizer isso abertamente, mas acontece.�
Por L�cia Monteiro - O Popular