Faturamento da indústria sobe 4,1% em 2018; produção e emprego têm leve alta, diz CNI

Apesar do crescimento do faturamento da indústria no ano passado, a massa salarial (-1,5%) e rendimento médio real do trabalhador (-1,7%) da indústria encerraram ano em queda.

O faturamento da indústria registrou crescimento de 4,1% em 2018, na comparação com 2017, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (1º) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Ainda de acordo com a CNI, as horas trabalhadas na produção (indicador de atividade) e o emprego industrial tiveram uma alta modesta, de 0,2%, na comparação com 2017.

O faturamento manteve trajetória de expansão ao longo do ano, ainda que temporariamente interrompida com a paralisação dos caminhoneiros em maio. Por outro lado, emprego e horas trabalhadas aumentam apenas 0,2% na comparação entre 2018 e 2017, informou a entidade.

Segundo a CNI, apesar do crescimento do faturamento da indústria no ano passado, a massa salarial (-1,5%) e rendimento médio real do trabalhador da indústria (-1,7%) encerraram o ano em queda, na comparação com 2017.

De acordo com o economista da CNI, Marcelo Azevedo, os dados mostram que a indústria está se recuperando.

Novembro e dezembro foram meses positivos para o setor e há sinais de que 2019 deverá ser melhor do que 2018. Mas é preciso que as expectativas otimistas se concretizem com a confirmação das reformas da Previdência e tributária, avaliou.

Por Alexandro Martello - G1