Filas de espera ameaçam entrega de veículos no prazo

Com o crescimento da procura por modelos que foram lan�ados nos �ltimos dias, concession�rias temem n�o faturar carros at� 31 de dezembro, �ltimo dia do benef�cio

Apesar do prazo para aquisi��o de um carro novo com redu��o do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) terminar em 31 de dezembro, o consumidor que deseja aproveitar o desconto no tributo deve antecipar sua compra. O crescimento da demanda em Goi�s j� causa filas de espera para a compra de alguns modelos, especialmente os lan�amentos, que amea�am o faturamento dos ve�culos dentro do prazo de vig�ncia do benef�cio.

O IPI reduzido foi prorrogado at� o fim do ano pela presidente Dilma Rousseff. O benef�cio reduz em at� 10% o pre�o final do carro novo. Desde o in�cio de sua opera��o, em maio, s�o vendidos cerca de 10 mil ve�culos novos por m�s no Estado - em setembro foram emplacados 9.212 mil ve�culos no Estado e, em agosto, 14.461 (os dados de outubro ainda n�o foram fechados).

O aumento das vendas projetado para novembro e dezembro � de 20%. As concession�rias t�m filas de espera de at� 60 dias para alguns modelos de ve�culos, principalmente os que s�o lan�amentos. Pelas regras, o IPI menor s� vale para ve�culos faturados at� o �ltima dia de 2012.

Depois disso, a al�quota do imposto voltar� a vigorar sem o desconto. Na pr�tica, um carro comprado em novembro, cujo faturamento for realizado em janeiro pela montadora, chegar� para o consumidor sem o IPI reduzido. As concession�rias de Goi�nia, por�m, v�m adotando estrat�gias para que este processo n�o afete o bolso de seus clientes.

ESTRAT�GIA

O gerente de vendas da Belcar (Volks), Jo�o S�tiro Dantas Neto, explica que a principal estrat�gia � trabalhar com o estoque. �No caso de carros em que a procura est� alta, oferecemos para o cliente o modelo que temos no estoque como op��o. N�o queremos que nenhum cliente corra o risco de ficar sem o benef�cio�, afirma.

Os modelos da linha Jetta e Tiguan, por exemplo, t�m filas de espera de 60 dias � principalmente para aqueles em que o consumidor pede uma lista de opcionais. Segundo ele, quanto aos populares, como Fox e Gol, a concession�ria tem estoque suficiente. �Fazemos o pedido para o fabricante com 60 dias de anteced�ncia. Por isso, o quanto antes o cliente pedir, mais chance de assegurar o IPI reduzido.�

O gerente comercial da Tudo Chevrolet, Anderson Silva, refor�a que a situa��o � semelhante na revenda. �Pedimos o carro, seguindo a escolha de opcionais escolhidos pelo cliente. Se a montadora sinaliza atraso, tentamos oferecer para ele um modelo pr�ximo �quele escolhido que h� no estoque. O governo j� disse que n�o vai prorrogar o IPI. Queremos que todos tenham acesso a esta redu��o�, diz.

Anderson exemplifica com o Onix 2013, cujas vendas ter�o in�cio hoje nas concession�rias Chevrolet. Na revenda, h� uma fila de espera com dezenas de consumidores. O modelo de entrada ser� comercializado a partir de R$ 29.900. A redu��o do IPI deixa o carro 7% mais barato - ou cerca de R$ 2,1 mil. �Vamos atender todos os nossos clientes dentro do prazo. Em alguns casos, com o uso do estoque�, destaca.

Segundo ele, quem exigir determinadas cores, como o branco, pode ficar com a compra comprometida. �Diante da situa��o, vamos orientar o consumidor para modelos que temos no estoque, com o prop�sito de aproveitar o prazo�, destaca.

PROCESSO

O gerente de vendas da Cevel (Fiat), Admilson de Souza, explica que, quando o consumidor escolhe um modelo que n�o h� para pronta entrega, as concession�rias tentam modificar a carteira de pedidos que t�m nas montadoras. Este processo � conhecido como variabilidade. Nem sempre as altera��es s�o atendidas em tempo h�bil.

�Fazemos a programa��o na f�brica por oito semanas seguintes. Quando h� uma compra que n�o est� dentro da variabilidade programada, tentamos mudar esta programa��o para atender ao consumidor�, explica.

Admilson comenta que h� fila tamb�m para o Novo Palio, Gran Siena e a linha Adventure, lembrando que a partir do dia 22 de dezembro as f�bricas param para as festas de fim de ano.

Vendas batem recorde em outubro

S�o Paulo - Depois da queda de 31,5% em setembro, as vendas de autom�veis e comerciais leves novos voltaram a reagir em outubro e registraram alta de 17,7% ante o m�s anterior e de 24% na compara��o com outubro de 2011. De acordo com dados divulgados ontem pela Fenabrave, entidade que re�ne as concession�rias no Pa�s, o volume comercializado no m�s passado foi de 326.917 unidades, novo recorde para um m�s de outubro.

Apesar da retomada, puxada pela amea�a do fim do IPI menor (benef�cio que acabou sendo renovado pelo governo at� o final de dezembro), a Fenabrave reduziu sua previs�o de alta para o ano de 2012, de 4,8% para 4%, ou 27.404 unidades a menos.

Os setores de motocicletas e caminh�es, que tamb�m apresentaram quedas nos �ltimos meses, tiveram um bom m�s em outubro. A venda de motos, por exemplo, estimulada por linhas de cr�ditos mais baratas principalmente por parte dos bancos p�blicos, cresceu 16,9%. J� os caminh�es atingiram alta de 48,1% no mesmo per�odo. Na compara��o com outubro de 2011, por�m, os dois registraram retra��o de 7,8% e de 9,5%, respectivamente.

Entre as marcas, a Fiat manteve, em outubro, a lideran�a no segmento de autom�veis e comerciais leves, com licenciamento de 80.797 unidades, elevando sua participa��o de mercado para 24,7%. Na segunda posi��o ficou a Volkswagem, com 21,58%, seguida da General Motors (GM), com uma fatia de 16,54%.

Por Ricardo C�sar - O Popular