Goianiense lidera intenção de compra de carro no País

O goianiense � o consumidor que mais pretende comprar carro e moto zero-quil�metro nos pr�ximos 12 meses, numa lista de 13 mercados brasileiros pesquisados pela Ipsos Marplan. Entre os entrevistados, 23% afirmaram sua pretens�o de adquirir um ve�culo em 2013, cinco pontos porcentuais a mais do que os brasilienses e os paulistanos, os segundos colocados. Est�o de olho nas motocicletas 10% dos pesquisados.

No mapa das inten��es de consumo para o ano que vem, as viagens pelo Brasil ou exterior aparecem em primeiro lugar (62%), al�m da constru��o ou reforma da casa (24%) e a compra de m�veis (17%). O cen�rio verificado na capital goiana (veja quadro) � um reflexo do crescimento do poder de compra.

O crescimento da economia do Estado h� tempos est� acima da m�dia nacional, o que refor�a ainda mais a condi��o financeira da popula��o local, explica o coordenador do Centro de Pesquisas Econ�micas e Mercadol�gicas das Faculdades Alfa (Cepem/Alfa), Aur�lio Troncoso.

No caso dos autom�veis, desde 2008 que o mercado est� em expans�o, depois que a parcela da classe D que ascendeu para a C come�ou a ter acesso ao bem de consumo. Al�m disso, o economista afirma que boa parte dos consumidores est� trocando seus autom�veis usados por novos, j� que as condi��es de parcelamento e as taxas para a aquisi��o de um zero quil�metro ainda s�o mais vantajosas do que as de um usado. De olho nessa fatia, as concession�rias t�m investido em estrat�gias para atrair a clientela, com enfoque desta vez n�o mais na redu��o do IPI, mas na oferta de diversos brindes.

J� a compra de motocicletas � motivada principalmente pela popula��o de renda mais baixa, da classe D. �Eles est�o trocando a despesa com o t�quete do �nibus pela parcela do financiamento da moto. Sem falar que � um ve�culo que eles conseguem manter, pelo baixo consumo de combust�vel�, avalia o economista, que estima que a compra de motos deve ser feita por um porcentual de consumidores muito maior do que o indicado na pesquisa. �Pelo menos 25% dos goianienses.�

Aur�lio Troncoso afirma que, al�m do aumento de poder de compra, as promo��es oferecidas em pacotes e passagens nos �ltimos anos tem possibilitado que o goianiense viaje cada vez mais. Ele cita os descontos em sites de compra coletiva e nas p�ginas eletr�nicas das companhias a�reas como as principais contribuidores pelo aumento do acesso ao turismo.

A pesquisa da Ipsos Marplan ouviu 41.053 pessoas em S�o Paulo, Rio, Recife, Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Bras�lia, Fortaleza, Vit�ria, Florian�polis e interior de S�o Paulo, al�m de Goi�nia.

Por L�dia Borges - O Popular