A alta de 8,5% no volume de vendas do varejo do pa�s em fevereiro deste ano, em rela��o ao igual m�s do ano passado (s�rie sem ajuste sazonal) reflete crescimento nas vendas em sete das oito atividades pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat�stica (IBGE).
Segundo os dados da Pesquisa Mensal do Com�rcio (PMC), divulgado hoje (15), pelo instituto, apenas o segmento de livros, jornais, revistas e papelaria obteve resultado negativo no volume de vendas, com varia��o de -4,2%.
Entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2014, os destaques positivos foram liderados pelo segmento de hipermercados, supermercados, produtos aliment�cios, bebidas e fumo, com 5,1%; artigos de uso pessoal e dom�stico cresceram 17,2%; combust�veis e lubrificantes, 13,5%; m�veis e eletrodom�sticos, 10,5%; artigos farmac�uticos, m�dicos, ortop�dicos, de perfumaria e cosm�ticos, 15,2%; tecidos, vestu�rio e cal�ados, equipamentos e material para escrit�rio, inform�tica e comunica��o, 7,1%.
Os dados da PMC indicam que a expans�o de 0,2% na s�rie livre dos efeitos sazonais (de janeiro para fevereiro) reflete crescimento nas vendas em apenas quatro das atividades pesquisadas. Em rela��o �s demais, duas registraram estabilidade e o restante apresentou taxas negativas.
Entre os principais destaques est�o equipamentos e material para escrit�rio, inform�tica e comunica��o, com crescimento de 9,%; material de constru��o (2,2%); combust�veis e lubrificantes (1,6%); artigos de uso pessoal e dom�stico cresceram 0,5%; ficaram est�veis m�veis, eletrodom�sticos e artigos farmac�uticos, m�dicos, ortop�dicos, de perfumaria e cosm�ticos; hipermercados, supermercados, produtos aliment�cios, bebidas e fumo (-0,3%); tecidos, vestu�rio e cal�ados (-0,5%); livros, jornais, revistas e papelaria (-3,4%); e ve�culos e motos, partes e pe�as com -7,6%.
Por Nielmar de Oliveira - Ag�ncia Brasil