O �ndice de Confian�a do Consumidor (ICC), medido pela Funda��o Getulio Vargas (FGV), caiu 1,7% de janeiro para fevereiro deste ano. Essa � a terceira queda consecutiva. O �ndice, que chegou a 107,1 pontos, manteve-se abaixo da m�dia hist�rica pelo d�cimo segundo m�s consecutivo e atingiu o menor n�vel desde maio de 2009 (103,6 pontos).
A piora foi provocada, principalmente, pela menor confian�a em rela��o ao momento presente, medido pelo Sub�ndice da Situa��o Atual, que recuou 2,9%. Entre os fatores que levaram � queda est� um menor grau de satisfa��o dos consumidores em rela��o � situa��o econ�mica. A propor��o de consumidores que avaliam a situa��o como ruim subiu de 35,7% para 41%.
O otimismo em rela��o ao futuro, medido pelo sub�ndice de Expectativas, caiu 1%. A parcela de consumidores que projeta melhora da economia nos pr�ximos meses diminuiu de 26,5% para 26%, enquanto aqueles que preveem piora aumentaram de 23,1% para 26,5%.
Por Vitor Abdala - Ag�ncia Brasil