IPI menor deve ser prorrogado

Com a redu��o, as vendas cresceram e os estoques foramajustados, de acordo com analistas

Analistas do setor automotivo acreditam que haver� prorroga��o da redu��o da al�quota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para estimular a compra de ve�culos, que termina no dia 31, apesar da nega��o do ministro da Fazenda, Guido Mantega. A confirma��o da extens�o do benef�cio, no entanto, � esperada para os dias pr�ximos � data de vencimento.

De acordo com os analistas, o IPI reduzido reergueu o com�rcio de ve�culos, levou a um ajuste dos estoques nas montadoras e a partir de julho abriu espa�o para uma retomada da produ��o, com consequente alta no n�mero de empregados. Agora, dizem, n�o h� raz�o para o governo interromper o bom momento da ind�stria automotiva e comprometer ainda mais o fraco desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) de 2012.

O ex-presidente da Ford Brasil e diretor do Centro de Estudos Automotivos (CEA), Luiz Carlos Mello, diz acreditar �piamente� na renova��o da pol�tica de incentivo � compra do autom�vel. �O governo n�o quer correr nenhum risco em rela��o ao impacto que uma nova crise no setor teria na economia�, afirma, em rela��o a uma eventual freada no mercado de ve�culos caso o imposto volte a vigorar com a al�quota cheia. �Se o PIB j� se desenha abaixo dos 2% de crescimento, qualquer solu�o da ind�stria automotiva, que tem uma cadeia muito desdobrada, teria impacto.�

O ex-vice-presidente de Manufatura e Cria��o de Produ��o da Ford na Am�rica do Sul e hoje consultor Luc de Ferran afirma que todos os agentes do setor com quem tem conversado confiam na prorroga��o do benef�cio. Ferran destaca o efeito que o IPI reduzido teve sobre os estoques das montadoras, que em abril chegaram a 43 dias e ao final de julho foram reduzidos ao equivalente a 27 dias de vendas, segundo divulgou a Associa��o Nacional dos Fabricantes de Ve�culos Automotores (Anfavea) . �Quando cortou o imposto, a ind�stria que havia praticamente interrompido a produ��o, ajustou o estoque em menos de um m�s�, diz. �Todo mundo est� com os n�meros positivos do IPI reduzido na cabe�a�, afirma.

Dados da Anfavea relativos a julho mostram que as vendas de ve�culos chegaram a 364.196 unidades, recorde para o m�s e o segundo melhor resultado mensal da s�rie hist�rica. A produ��o aumentou 8,8% em compara��o a junho e, para agosto, a entidade espera recorde tanto de vendas quanto de produ��o. O emprego cresceu 0,5% em julho ante o m�s anterior, ap�s uma alta de 1,3% na compara��o de junho ante maio.

�LTIMA HORA

Julian Semple, consultor s�nior da Carcon Automotive, acredita que haver� a prorroga��o, mas a decis�o ser� anunciada na �ltima hora para n�o interromper a corrida do consumidor �s concession�rias em busca de um pre�o menor do ve�culo. �Sob o ponto de vista das montadoras, � melhor apostar corrida agora e fazer o an�ncio da prorroga��o s� no �ltimo momento�, diz.

Semple tamb�m chama a aten��o para os efeitos que a pol�tica de IPI reduzido teve sobre o mercado de ve�culos usados. Assim que o pacote para a ind�stria automotiva foi anunciado, no dia 21 de maio, o pre�o dos autom�veis usados despencou, acompanhando a redu��o dos carros zero quil�metro. �De uma hora para outra o estoque da loja concession�ria perdeu valor�, lembra. Ap�s desse choque, segundo Semple, o mercado deu in�cio a um processo de ajuste de pre�os dos ve�culos de segunda m�o.

Uma nova prorroga��o do benef�cio n�o mexeria nesse processo, enquanto a volta da al�quota cheia do imposto provocaria um novo abalo no mercado de usados. �Uma prorroga��o do IPI n�o mudaria a situa��o de maneira consider�vel porque seguiria o processo de ajuste de pre�os. Agora, se houver um novo choque, o mercado demoraria ainda mais para se ajustar�, afirma. �N�o prorrogar (o benef�cio) � ruim para todo mundo.�

Por Ag�ncia Estado

Fonte: O Popular