IPI menor para carros será prorrogado até o fim do ano

Decis�o foi anunciada pelo ministro Guido Mantega ao Jornal Nacional. Medida representa uma ren�ncia adicional de R$ 2,2 bilh�es em 2013

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou no s�bado (30), em entrevista ao Jornal Nacional que o governo desistiu de elevar novamente a al�quota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para autom�veis que aconteceria a partir de abril.

Com isso, as al�quotas do IPI para os carros permanecem no atual patamar at� o fim deste ano. Mesmo com essa decis�o, o tributo ainda seguir� em um patamar acima do estava sendo cobrado no fim de 2012.
A medida, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, tem por objetivo "n�o haver risco de que houvesse uma queda nas vendas ao longo do ano". "A ind�stria automobil�stica � muito importante para a economia brasileira. Ela representa 25% da produ��o industrial. Ent�o, para manter a produ��o industrial crescendo, � importante que a ind�stria automobil�stica continue crescendo", afirmou.

O governo informou ainda que busca estimular n�o somente o setor automotivo com a decis�o, classificado como "um dos principais motores da economia", mas tamb�m "toda a cadeia automobil�stica, como as ind�strias de autope�as, de estofamento e de acess�rios".

Entre 2008 e 2010, o governo j� tinha baixado o IPI para incentivar a venda de ve�culos e estimular a atividade durante a primeira etapa da crise financeira internacional. No ano passado, a estrat�gia se repetiu e agora o imposto estava retornando aos poucos ao normal.

Segundo o governo, a medida representa uma ren�ncia fiscal adicional (recursos que deixar�o de ser arrecadados) de R$ 2,2 bilh�es de abril a dezembro de 2013 em rela��o ao que j� estava programado.

Al�quotas do IPI

Para carros populares (at� 1.0), por exemplo, a al�quota que valeu entre janeiro e o fim do m�s de mar�o deste ano foi de 2% - e assim permanecer� at� o final de 2013. No fim do ano passado, entretanto, o IPI de carros populares estava em zero. Ainda assim, o IPI est� menor do que a al�quota considerada "normal" pelo governo para esta categoria de ve�culos, que � de 7%. Sem a decis�o do governo, o IPI de carros populares subiria para 3,5% de abril a junho e a al�quota de 7% seria retomada a partir de julho.

Para carros com motores de 1.0 a 2.0 (flex), a aliquota permanecer�, portanto, em 7% at� o fim deste ano - patamar que vigora atualmente. No fim do ano passado, o IPI destes carros estava em 5,5%. Se a decis�o de prorrogar a atual al�quota n�o fosse tomada pelo governo, o IPI, nestes casos, subiria para 9% entre abril e junho e avan�aria para a al�quota considerada "normal" de 11% a partir de julho deste ano.

Para carros a gasolina, 1.0 a 2.0, a al�quota permanecer� no atual patamar de 8% at� o fim deste ano. Sem a decis�o de prorrogar a atual al�quota, ela subiria para 10% entre abril e junho e para 13%, n�vel considerado "normal", a partir de julho deste ano. No fim de 2012, o IPI destes ve�culos estava em 6,5%.

Para utilit�rios, a al�quota do IPI permanecer� no atual patamar de 2% at� o fim deste ano. Sem a prorroga��o, o IPI subiria para 3% de abril a junho e para o patamar considerado "normal" de 8% a partir de julho deste ano. Para ve�culos acima de 2.000 cilindradas, a al�quota permanece inalterada em 25% para os ve�culos a gasolina e em 18% para os carros flex, informou o Minist�rio da Fazenda.

Por G1