Medidas para setor automotivo devem sair ainda esta semana

O Minist�rio da Fazenda quer anunciar at� sexta-feira as medidas de incentivo �s vendas da ind�stria automotiva para, com isso, evitar desemprego no setor.

Vai comunicar, tamb�m, que as pend�ncias com o governo argentino para desobstruir as exporta��es brasileiras de ve�culos ser�o resolvidas pelo pa�s vizinho.

O conjunto de medidas que o governo prepara pressup�e que h� demanda reprimida por financiamentos de ve�culos. De cada 100 consultas de clientes para tomar cr�dito, os bancos est�o recusando 47 por dois motivos b�sicos: restri��es cadastrais e incapacidade de pagamento. Depois de levarem um tombo com a alta inadimpl�ncia, os bancos privados estariam, atualmente, bastante restritivos. O auge da inadimpl�ncia do cr�dito para autom�veis ocorreu em julho de 2012, quando chegou a 7,23%. Em mar�o �ltimo, era de 5,04%. Ou seja, caiu mas ainda n�o chegou aos 3,66% do in�cio da s�rie hist�rica, em mar�o de 2011.

Para superar o risco de novo ciclo de calote, o governo quer criar um fundo garantidor de cr�dito que pode ser formado por duas fontes de recursos: dos dep�sitos compuls�rios dos bancos no Banco Central ou, o que � mais prov�vel, da cobran�a de taxa extra do cliente. Assim, quem comprar um carro pagar�, al�m do financiamento, uma taxa que poder� ser parcialmente devolvida se o tomador do cr�dito honrar os compromissos at� o fim do contrato.

Outro problema que refor�a a restri��o dos bancos a emprestar com base em crit�rios frouxos de an�lise de risco refere-se � aliena��o fiduci�ria. Pelos procedimentos do C�digo de Processo Civil, leva-se at� dois anos, em m�dia, para tomar o ve�culo de inadimplentes. Quando chega a receber o bem, ele j� est� deteriorado. Uma das medidas ser�, mediante proposta de lei, encurtar esses prazos.

Uma terceira vertente de mudan�a � negociada com o Banco Central, para que o sistema banc�rio possa ter maior disponibilidade de concess�o de cr�dito. T�cnicos do governo sugerem que o BC reduza a necessidade de requerimento de capital para opera��es de aquisi��o de ve�culos. Segundo as regras prudenciais em vigor desde o fim de 2010, financiamento de autom�veis com prazo de at� 60 meses tem 75% de fator de pondera��o de risco, o que equivale a 8,25% de requerimento de capital. A proposta de redu��o desses 75% n�o conta com a simpatia do BC.

Segundo fontes do mercado, as vendas da ind�stria automobil�stica que foram ruins em mar�o, melhoraram sensivelmente em abril. A produ��o, por�m, n�o reagiu porque os estoques continuam elevados. N�o h� decis�o de adiar a eleva��o do IPI prevista para julho.

Por Valor

Fonte: For�a Sindical