No �ltimo fim de semana com IPI reduzido, empresas d�o brindes, descontos e parcelamento em 60 meses para chegar a 400 mil ve�culos vendidos
As principais montadoras do Pa�s realizam no s�bado e no domingo feir�es nas f�bricas, em estacionamentos de shoppings e nas revendas, chamando os consumidores para o �ltimo fim de semana de vendas com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido.
O benef�cio, em vigor desde 22 de maio, est� previsto para acabar no dia 31, mas a expectativa das fabricantes � de prorroga��o pelo menos at� outubro. Ainda assim, com mote da suspens�o do corte, a ind�stria espera registrar o melhor m�s de vendas da hist�ria, com n�meros pr�ximos a 400 mil ve�culos, incluindo caminh�es e �nibus, que tiveram outros tipos de incentivos.
O recorde do setor foi em dezembro de 2010, com 381,5 mil ve�culos vendidos. At� ter�a-feira, as vendas totais somam 251 mil unidades, 2,7% a mais que em julho e 22,5% superior ao resultado do mesmo per�odo de agosto de 2011. S� em autom�veis e comerciais leves, beneficiados pela redu��o do IPI, foram licenciados at� agora 241,7 mil unidades, alta de 2,6% em compara��o ao m�s passado e de 25,7% em rela��o a agosto do ano passado.
No fim de semana, as empresas v�o apelar para descontos extras, brindes, juro zero e parcelamento em at� 60 meses, ainda que essa modalidade exija maior valor de entrada (de 40% a 50% do valor do carro) e rigorosa avalia��o das financeiras para aprova��o de fichas.
A Volkswagen realiza feir�es nos estacionamentos do shopping Aricanduva, na zona leste de S�o Paulo, e do hipermercado Extra Anchieta, em S�o Bernardo do Campo (SP), e nas revendas da marca. Oferece juro zero para as linhas Gol, Voyage, Fox e Saveiro. O comprador do Fox leva ainda aparelho de GPS e IPVA gr�tis. A vers�o 1.0 desse modelo, com v�rios opcionais, ser� vendida a R$ 33,5 mil, R$ 2 mil a menos que o pre�o de tabela.
A Fiat escolheu o shopping center Norte para seu feir�o, que tamb�m ocorre nas concession�rias, com oferta de juro zero e prazos de at� 60 meses, em diferentes condi��es. O Uno Vivace, que custa R$ 24,2 mil, pode ser comprado com entrada de R$ 12,1 mil e 12 parcelas de R$ 1,060.
O feir�o da Renault ser� na f�brica, em S�o Jos� dos Pinhais (PR). Entre os atrativos est� um desconto extra de 3% para todos os modelos. O carro mais barato da marca, o Clio, ser� vendido por R$ 22.490. Se for financiado em 48 presta��es, o juro ser� de 0,99% ao m�s. A General Motors tamb�m optou por um feir�o na f�brica de S�o Caetano do Sul (SP), com direito a test drive.
Press�o
A advogada B�rbara Trevisan Sebag, de 35 anos, decidiu antecipar a troca de carro para se beneficiar da al�quota reduzida do IPI. Ela planejava vender seu Palio Weekend 2007 em dezembro, mas achou que seria melhor neg�cio aproveitar o corte do imposto. Para modelos nacionais com motor 1.0, o IPI foi zerado e para modelos at� 2.0 foi reduzido � metade (de 11% para 5,5%).
"A compra foi press�o do IPI menor, porque eu achava que dava para aguentar at� o fim do ano com o carro antigo. Sei que existe a possibilidade de a redu��o ser prorrogada, mas n�o quis arriscar", comenta B�rbara, que na semana passada comprou um Nissan Livina 1.6 por cerca de R$ 40 mil. O corte do IPI representou um abatimento de R$ 2,4 mil.
A decis�o de adiantar a compra tamb�m foi motivada pela perda de valor do modelo usado. "Embora na tabela Fipe meu carro valesse R$ 23 mil, chegaram a oferecer R$ 15 mil", diz a advogada, que conseguiu vender o Palio por R$ 17 mil. "Fiquei chocada com o pre�o do usado, ent�o corri mais ainda. Tenho a impress�o de que perdi um pouco na venda do Palio, mas compensei com o desconto na compra do novo."
Por Cleide Silva - O Estado de S. Paulo