Pesquisa da Anatel realizada em todo o Pa�s mostra que � zero o porcentual de pessoas plenamente satisfeitas com as operadoras
Nenhum usu�rio de celular est� ''totalmente satisfeito'' com o servi�o oferecido pelas operadoras brasileiras. Uma pesquisa da Ag�ncia Nacional de Telecomunica��es (Anatel), realizada com cerca de 200 mil entrevistados, mostrou que o porcentual de pessoas que assim se classificam foi zero.
Na telefonia p�s-paga, os resultados indicam ainda que 56% consideram o servi�o mediano (nem satisfeito nem insatisfeito), 29,5% est�o satisfeitos e 14,5%, insatisfeitos.
Na modalidade pr�-paga, os satisfeitos somam 48,2%, os que consideram o servi�o regular, 43,5%, enquanto 8,3% est�o insatisfeitos.
Para os que usam a banda larga na modalidade p�s-paga: 42,2% se disseram nem satisfeitos nem insatisfeitos (n�vel de satisfa��o mediano ou regular), 43,7 % est�o satisfeitos e 14,1%, insatisfeitos. Nos que usam a banda larga fornecida na modalidade pr�-paga, um total de 87,3% (regular mais satisfeitos) aprovam, enquanto 12,7% desaprovam o servi�o.
Neste quesito, 23,3% registraram total insatisfa��o e 19,4% insatisfa��o (total de 42,7%) com a velocidade de acesso � banda larga e 40% (21,3% totalmente insatisfeitos e 18,7% insatisfeitos) com a estabilidade da conex�o.
Antes mesmo do t�rmino da apresenta��o do resultado da pesquisa pelo superintendente de servi�os p�blicos da Anatel, Roberto Pinto Martins, e representantes da empresa respons�vel pela pesquisa, a Meta Instituto de Pesquisa de Opini�o Ltda, o coordenador geral do Procon-PE, Jos� Rangel, demonstrou sua indigna��o com a aparente aprova��o dos servi�os de telefonia m�vel indicada pelos n�meros. "Saio daqui mais preocupado do que entrei", afirmou ele. "Isto n�o corresponde � realidade vivida por n�s no Procon, onde o servi�o de telefonia m�vel s� perde, em reclama��es e den�ncias, para companhia estadual de eletrifica��o, Celpe". "O que a Anatel vai fazer?", questionou. "H� seis anos, desde que ocupo este cargo, ou�o que vai melhorar e vai haver mais investimento e isto n�o ocorre".
Martins explicou que a pesquisa trar� subs�dios para a atua��o e fiscaliza��o da Anatel, assim como as empresas operadoras, que tamb�m foram avaliadas no levantamento realizado de junho a outubro de 2011, fevereiro e mar�o de 2012 e de agosto a outubro de 2012.
A operadora Sercomtel foi a mais aprovada no servi�o p�s ( 61,1%) e pr�-pago (63,8%), seguida pela CTBC, Vivo, Claro, Oi e Tim. O �ndice geral de aprova��o das operadoras - soma dos regulares, satisfeitos e totalmente satisfeitos - foi de 60%.
A pesquisa mostrou que quanto mais alta a renda e a escolaridade, maior a insatisfa��o. A diferen�a para os Estados mais insatisfeitos, no entanto, n�o foi grande - varia��o m�xima de seis pontos porcentuais. Entre os requisitos observados pelos usu�rios est�o a qualidade de atendimento, tarifas, pre�os e qualidade das liga��es, velocidade e estabilidade da conex�o de banda larga e qualidade dos aparelhos.
Fonte: O Estado de S.Paulo