Novo Outlander reforça vocação urbana

Ele chegou ao Brasil em 2003 batizado de Airtrek. Na segunda gera��o, se firmou no mercado como uma op��o mais urbana que a linha de modelos Pajero. � essa voca��o que o novo Mitsubishi Outlander pretende preservar.

O ve�culo chega �s concession�rias em setembro com pre�os que v�o dos R$ 102.990 cobrados pela vers�o 2.0 at� os R$ 139.990 da op��o GT V6 mais equipada.

A marca afirma que a atualiza��o do crossover foi concentrada em duas vertentes: aerodin�mica e redu��o de peso. O carro emagreceu 100 quilos em compara��o a gera��o anterior e ganhou linhas mais fluidas.

O carro perdeu o "boc�o" que adornava a dianteira da segunda gera��o. Entra em cena um visual mais comportado, com far�is dianteiros que lembram os do Range Rover Vogue e uma grade superior fechada, que abriga o logotipo da fabricante. O Outlander n�o tem mais cara de mau, seu desenho ficou rechonchudo.

O teste proposto pela Mitsubishi incluiu uma sequ�ncia de exerc�cios no aut�dromo particular da marca, em Mogi-Gua�u (a 172 quil�metros de S�o Paulo), e mostrou que, apesar dos 4,65 metros de comprimento e 1.570 quilos, o crossover � �gil.

A suspens�o evita inclina��es excessivas e, no limite da ader�ncia, os sistemas eletr�nicos entram em a��o para colocar o ve�culo no rumo correto.

O percurso urbano que precedeu o trajeto rodovi�rio provou que o Outlander n�o faz cara feia diante de obst�culos como lombadas e buracos.

Em trechos rodovi�rios e velocidade constante, a principal caracter�stica � o sil�ncio na cabine.

Em situa��es como essa, vale acionar o piloto autom�tico adaptativo. O recurso ajuda a evitar multas e acidentes em decorr�ncia da distra��o do motorista.

Na terra, as aten��es se voltaram para o sistema de tra��o 4x4 do modelo. Esse Mitsubishi n�o � um off-road nato, mas faz o b�sico longe do asfalto. O carro passou sem sacolejar pelos obst�culos leves do percurso.

Terminada a avalia��o, o Outlander mostrou ter bons recursos para brigar em um segmento dominado por rivais de pre�o menor, como o Honda CR-V (a partir de
R$ 98,9 mil), o Toyota RAV4 (R$ 96,9 mil) e o Fiat Freemont (R$ 95 mil).

A marca japonesa pretende vender 600 unidades do Outlander ao m�s, o que seria um aumento consider�vel em rela��o aos 286 carros comercializados em julho, segundo a Fenabrave (federa��o das distribuidoras de ve�culos).

De acordo com a Mitsubishi, n�o h� expectativa de expandir a importa��o do modelo. Vindo do Jap�o, o Outlander depende da cota da montadora para ser importado sem sobretaxa de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e, com isso, ter um pre�o atrativo no pa�s.

Na lateral, a linha de cintura ascendente termina em um par de lanternas de fundo cromado e lente transparente, unidas por um friso que percorre a tampa do porta-malas. Ainda que a inten��o da Mitsubishi tenha sido deixar o carro mais moderno, essa � a parte menos interessante do exterior do ve�culo.

A vers�o avaliada (Outlander GT V6) no teste Folha-Mau� estava equipada com o opcional chamado Full Technology Pack.
Esse pacote inclui sistema "keyless" (partida sem chave no contato), bancos de couro com ajustes el�tricos na dianteira e aquecimento, fechamento eletr�nico do porta-malas, ar-condicionado com duas zonas independentes de temperatura, far�is de xen�nio e central multim�dia com GPS e tela sensivel ao toque.

O kit traz tamb�m itens de seguran�a como o piloto autom�tico adaptativo. Al�m da manter o ritmo constante, o sistema reduz a velocidade do carro sem interfer�ncia do motorista quando h� um ve�culo mais lento � frente.

Os freios ABS t�m distribui��o da for�a de frenagem entre as rodas e sistema auxiliar que potencializa a press�o das pin�as sobre os discos em freadas de emerg�ncia. H� tamb�m controle de estabilidade e de tra��o e nove airbags.

H� bastante espa�o para cinco ocupantes e uma terceira fileira rebat�vel de bancos, com dois assentos apertados instalados no porta-malas. Portanto, � preciso escolher: passageiros extras ou bagagens?

A vers�o testada trazia sob o cap� o motor 3.0 de seis cilindros em "V", que rende 240 cv e tem bom torque. O c�mbio � autom�tico de seis marchas e a tra��o, integral.

A vers�o de entrada tem motor 2.0 (160 cv), tra��o dianteira e c�mbio autom�tico CVT. De acordo com a Mitsubishi do Brasil, essa op��o dever� responder por 60% do mix de vendas.

A Mitsubishi cedeu o carro para avalia��o

Fonte: Folha de S.Paulo