Stephan Lucas, autor de �A Arte de Falar em P�blico� (Bookman Editora) ensina como vencer o nervosismo e se destacar tanto em entrevistas de emprego como em palestras e apresenta��es

Falar em p�blico � um momento de tens�o para muita gente. Mas � tamb�m uma oportunidade de se posicionar e defender suas ideias e de treinar a argumenta��o, que � uma habilidade �til no mercado de trabalho. � o que defende Stephan Lucas, autor de �A Arte de Falar em P�blico� (Bookman Editora). �Quem fala bem, de forma articulada e sensata, consegue defender melhor suas ideias, produtos ou servi�os e influenciar positivamente as pessoas�, afirma Lucas, que � professor de comunica��o da Universidade Estadual da Pensilv�nia, EUA. No livro, o autor d� dicas sobre como vencer o nervosismo e melhorar a habilidade de falar em p�blico. Veja algumas delas:
1 � Use o nervosismo a seu favor: Lembre-se que voc� n�o � o �nico que fica nervoso durante entrevistas de emprego, reuni�es e apresenta��es: a maioria dos empres�rios e oradores experientes tamb�m sentem frio na barriga. O segredo, diz Stephan Lucas, � saber usar a tens�o a seu favor � � o que os psic�logos chamam de nervosismo positivo. �Para cada pensamento negativo, � preciso criar cinco positivos�, diz o especialista. Outra coisa importante � lembrar que poucas pessoas da plateia v�o perceber o seu nervosismo: voc� certamente vai not�-lo muito mais do que os outros.
2 � Aprenda a escutar: Quem sabe ouvir bem melhora a sua capacidade de falar em p�blico. Isso porque, ao prestar aten��o quando os outros falam, � poss�vel notar problemas e evit�-los na sua pr�pria fala. Para escutar de forma eficiente e n�o deixar a mente � divagar � preciso foco. �O foco � outro item essencial a um bom ouvinte. Como pensamos mais r�pido do que ouvimos, � f�cil deixarmos nossa aten��o escapar�, afirma o especialista.
3 � Desenvolva o pensamento cr�tico: Stephan Lucas ressalta que falar bem exige aprender a pensar bem, para ter a capacidade de organizar e enxergar com clareza as rela��es entre as ideias. Atividades como leitura, exerc�cios de racioc�nio cr�tico e interpreta��o de textos e palestras ajudam a desenvolver o pensamento cr�tico. �Assim, � poss�vel aprender a identificar pontos fracos no argumento do outro para evit�-los em seus pr�prios argumentos�, diz o autor.
4 � Use exemplos: Seja em uma entrevista ou em uma palestra, tente sempre dar exemplos. Os exemplos transformam as ideias abstratas em concretas e fazem com que o discurso seja compreendido mais facilmente. Oradores que sabem dar bons exemplos � e, mais do que isso, cont�-los como hist�rias � t�m mais chances de prender a aten��o do interlocutor. �As pessoas em geral s�o mais influenciadas por exemplos claros e pessoais. Mas exemplos que trazem dados estat�sticos tamb�m podem ser �teis em determinados momentos�, comenta Lucas.
5 � N�o seja etnoc�ntrico: Tenha em mente que voc� n�o sabe a origem de quem est� te ouvindo. Isso exige cuidado para que ningu�m saia ofendido � claro que esse � um cuidado que deve ser tomado sempre, mas vale prestar aten��o especial nisso quando for falar em p�blico. �Nesse sentido, devem ser evitadas compara��es que identificam um grupo como melhor do que outros. Para ser um comunicador persuasivo em um mundo multicultural, voc�̂ precisa ter em mente que as pessoas t�m cren�as e costumes diferentes�, alerta o autor.
6 � Planeje: Sempre que puder, evite o improviso. Isso vale tanto para uma entrevista de emprego como para uma grande apresenta��o. Mesmo que, durante a sua fala, surja algo de improviso, voc� vai se sair muito melhor se tiver feito um roteiro dos pontos que pretende abordar. Em situa��es de negocia��o, vale imaginar o questionamento dos interlocutores e se preparar para respond�-los. �Tamb�m � importante definir as etapas da sua fala; come�o, meio e fim devem estar bem divididos�. Aquele palestrante que fala demais e ultrapassa o hor�rio estabelecido tem grandes chances de ser malvisto.
7 � Seja �tico: Essa dica � parecida com a do etnocentrismo. �Quando expomos uma ideia, assumimos a responsabilidade por ela. Por isso, � importante avaliar se os seus argumentos s�o eticamente fundamentados. Voc� acredita no que fala? Suas frases s�o coerentes com o bem estar dos demais? Em entrevistas de emprego ou negocia��es, por exemplo, � importante encontrar o equil�brio para vender bem seu trabalho ou produto/servi�o de forma verdadeira�, afirma o autor.
8 � Preste aten��o � linguagem: Ensaiar o discurso em voz alta pode ajudar voc� a perceber se as palavras que est� usando est�o corretas, se n�o h� repeti��o de termos e redund�ncia. Elaborar frases curtas tamb�m colabora para facilitar a compreens�o.
Por O Globo