Portuários de Santos permanecem dentro de navio que veio da China

Protesto � contra o uso de m�o de obra estrangeira. Cerca de 50 estivadores invadiram navio que trouxe equipamentos.

O impasse envolvendo um navio chin�s atracado no Porto de Santos, no litoral de S�o Paulo, continua nesta ter�a-feira (19). A embarca��o trouxe equipamentos e trabalhadores autorizados para a opera��o de desembarque, o que n�o foi aceito por portu�rios do cais santista, que alegam que est�o perdendo oportunidades de trabalho e questionam essa autoriza��o. Os trabalhadores invadiram o navio na �ltima segunda-feira (18), exigindo que assumissem os trabalhos.

Havia uma expectativa de negocia��o e acordo pela manh�, por�m, o protesto continua. Alguns sindicalistas disseram que a situa��o permanece a mesma. Os portu�rios continuam dentro da embarca��o � espera de um acordo ou de uma resposta da empresa, dona do terminal que importou port�ineres e transt�ineres.

A Embraport, empresa que importou os equipamentos da China, esclarece que os 100 trabalhadores chineses, que vieram junto com o navio, s�o t�cnicos da empresa fabricante dos equipamentos. Eles v�o trabalhar apenas na montagem desses equipamentos, que s�o guindastes espec�ficos para movimenta��o dos cont�ineres.

Os port�ineres movimentam os cont�ineres e retiram ou colocam a carga do navio para o p�tio. J� os transt�ineres movimentam os cont�ineres dentro dos terminais. Este � um procedimento comum, ou seja, a montagem desses equipamentos � feita pela empresa fabricante desses equipamentos, que s�o guindastes espec�ficos.

A Embraport tamb�m diz que cumpre rigorosamente a legisla��o vigente. Mas h� um impasse, porque os trabalhadores n�o concordam com isso. A maioria deles s�o estivadores que permanecem dentro do navio.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Estivadores, Rodnei Oliveira da Silva, tanto os estivadores quanto outras categorias n�o concordam com o uso de m�o de obra estrangeira. �A empresa em nenhum momento respeitou os nossos direitos, e � s� isso que n�s queremos. Ela infelizmente ainda insiste em trabalhar com a m�o de obra chinesa no nosso lugar. N�s estivadores e as demais categorias do Porto n�o vamos concordar. Isso � tirar os direitos dos trabalhadores e entregar a uma m�o de obra estrangeira. A empresa est� dentro do Porto organizado, ela n�o � terminal privativo. Se o terminal est� dentro da �rea p�blica j� deveria cumprir a legisla��o. E a empresa j� entende que est� sobre efeito da MP-595, que vem tirar os nossos direitos e n�s n�o vamos aceitar. Por isso, j� temos uma greve at� sexta-feira�, afirma Rodnei.

O caso

Um grupo formado por cerca de 50 portu�rios ocupou um navio que trouxe equipamentos de Xangai, na China, para o Porto de Santos. Os trabalhadores protestam contra o uso exclusivo da m�o de obra chinesa, que veio a bordo da embarca��o, na remo��o dos equipamentos, o que segundo eles contraria o acordo entre os trabalhadores e o porto.

A manifesta��o come�ou por volta das 3h30 desta segunda-feira (18). Os trabalhadores acreditam que cerca de 100 chineses est�o operando a retirada dos equipamentos. Segundo previs�o do porto, os servi�os de remo��o dos equipamentos devem durar cerca de 22 dias. Os trabalhadores aguardam autoridades para negociar. O navio chegou ao Porto de Santos na sexta-feira (15) carregando pontes rolantes usadas na movimenta��o de cargas dos navios.

Os portu�rios dizem que s� sair�o da embarca��o se a Empresa Brasileira de Terminais Portu�rios (Embraport), respons�vel pelo navio, fizer um acordo. A diretoria dos Servidores Portu�rios, sindicalistas e representantes da Embraport se reunir�o para discutir sobre a situa��o.

Em nota, a Embraport informou que o desembarque e a montagem dos equipamentos s�o realizados pelo fabricante, como � usual em todos os portos, e que cumpre rigorosamente a legisla��o vigente.

Leia na �ntegra a nota da Embraport:

"Esclarecimentos

A Embraport informa que solicitou � Guarda Portu�ria a libera��o do navio Zhen Hua 10 para o rein�cio do desembarque de equipamentos a serem usados em seu terminal em Santos (SP). Trata-se do primeiro lote de equipamentos para opera��o do maior terminal portu�rio privado do Brasil. Os equipamentos � tr�s port�ineres e 11 transt�ineres � auxiliar�o na movimenta��o portu�ria. O port�iner, com mais de 124 metros de altura e aproximadamente 1.600 toneladas, � um guindaste espec�fico para retirar ou inserir cont�ineres nos navios. J� o transt�iner, com dimens�es de 25,20 metros de altura e 381 toneladas, serve para movimentar as cargas dentro do pr�prio p�tio. Ao todo, na primeira fase, o terminal ter� seis port�ineres e 22 transt�ineres.

O desembarque e a montagem dos equipamentos s�o realizados pelo fabricante, como usual em todos os portos. A Embraport cumpre rigorosamente a legisla��o vigente.

A Embraport esclarece ainda que mant�m di�logo constante com os sindicatos e est� reunida com as entidades representantes dos trabalhadores nesta tarde. Pela manh�, houve duas horas de reuni�o. A empresa confia em que as negocia��es cheguem a um bom termo o mais r�pido poss�vel, para que a instala��o dos equipamentos permita o in�cio de opera��o de um terminal portu�rio que contribuir� para o desenvolvimento e competitividade do Pa�s, bem como para gera��o de emprego e renda".

Por G1 Santos