Produção de veículos no Brasil deve cair pela 1ª vez em dez anos

A produ��o anual de ve�culos no Brasil vai cair pela primeira vez em dez anos, segundo proje��o da Anfavea (associa��o das montadoras) divulgada nesta sexta-feira (7).

Depois de sustentar uma previs�o de alta de 2% at� o m�s passado, a entidade agora projeta para 2012 um recuo de 1,5% na produ��o.

Entre janeiro e novembro, foram produzidos 3,083 milh�es de ve�culos no Brasil, n�mero 2,1% inferior ao do mesmo per�odo do ano passado.

As montadoras fabricaram 301,7 mil unidades em novembro, 5,3% a menos do que em outubro, mas 10,5% a mais do que no mesmo m�s de 2011.

Em dezembro, as f�bricas devem elevar o n�vel de produ��o. Algumas empresas j� anunciaram a suspens�o das f�rias coletivas, tradicionalmente previstas para meados de dezembro.

O intuito � fazer frente � demanda de um mercado ainda aquecido pelo IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido.

VENDAS

Apesar da queda na produ��o, o setor deve registrar mais um ano com recorde de vendas e crescimento bem superior ao PIB (Produto Interno Bruto). A expectativa da Anfavea � terminar o ano com alta de 4,9% nas vendas, ante crescimento estimado em cerca de 1% para toda a economia brasileira.

Em novembro, as vendas ca�ram 3% na compara��o com 2011, afetadas principalmente pelos feriados e pela antecipa��o das compras em outubro, quando acabaria o benef�cio do IPI reduzido --ele foi prorrogado pela segunda vez at� 31 de dezembro.

No acumulado do ano, por�m, as vendas registram alta de 4,8% (3,442 milh�es de unidades).

A expectativa � que o fen�meno da corrida dos consumidores �s concession�rias se repita no �ltimo m�s do ano devido ao fim do IPI e � inje��o do 13� sal�rio na economia, resultando em um m�s com forte volume de vendas.

"Temos que trabalhar para chegar nesses n�meros. N�o � s� fazer a proje��o", diz o presidente da entidade, Cledorvino Belini. Ele descarta uma nova prorroga��o do IPI reduzido a partir de janeiro. Para 2013, a previs�o � que os neg�cios cres�am 4% ante 2012.

Por Gabriel Baldocchi - Folha de S.Paulo