Imposs�vel nunca ser criticado, por isso � muito importante saber tirar o melhor da situa��o. Para isso, � preciso autoconhecimento

Independente de sua posi��o hier�rquica no quadro de uma empresa, � praticamente imposs�vel, ao longo da carreira, n�o ter sido v�tima de alguma cr�tica no ambiente de trabalho. Embora esses epis�dios sejam lembrados como desagrad�veis e fa�am muita gente torcer o nariz, saiba que � poss�vel tirar algumas li��es importantes para o futuro profissional.
Vale lembrar que para isso, o profissional precisa trabalhar o autoconhecimento. Afinal, dar a volta por cima em uma situa��o constrangedora n�o � f�cil. Em geral, o alvo da cr�tica tende a revidar imediatamente. Essa � uma das piores rea��es. De cabe�a quente, provavelmente a argumenta��o pode passar longe da coer�ncia. �A primeira rea��o � de esc�ndalo, depois seguem o medo, constrangimento (dependendo da cr�tica), inseguran�a e nervosismo�, enumera Lucelia de Carvalho Borges da Start Total Consultoria de Carreira e Treinamentos.
Lucelia afirma que o profissional deve �congelar� os primeiros sentimentos e dar continuidade � tarefa que est� sendo realizada. Para isso, diz, a pessoa deve respirar fundo. Embora seja um senso comum, a oxigena��o no c�rebro ajuda o autocontrole. �Mas, lembre-se, respire fundo discretamente�, frisa de forma descontra�da.
Lucelia ensina uma esp�cie de receita para se sair bem nesse tipo de situa��o. Ela diz que � importante ouvir com aten��o a cr�tica repassada. �Enquanto isso, vai procurando se controlar�, orienta. Focar no que est� sendo dito pelo outro profissional � fundamental para que o criticado possa argumentar positivamente. �Ele precisa apontar os resultados positivos que ele conseguiu com tais estrat�gias. Mas � importante que ele aponte n�meros, resultados pr�ticos�, diz. �� preciso fazer as considera��es de forma clara e calma, mostrando classe e conhecimento�, acrescenta.
Dessa forma, diz, o profissional que foi criticado vai persuadir o interlocutor. Quando tiver atingido esse est�gio, o profissional ainda pode dar uma esp�cie de cheque-mate em seu oponente. Agrade�a. Isso mesmo: demonstre gratid�o pela cr�tica feita. Voc� pode dizer, por exemplo, que o ponto de vista dele tamb�m poder� ajudar a desenvolver um ou outro projeto. �bvio, isso tudo se a cr�tica n�o for estapaf�rdia. �Agradecer a cr�tica desarma totalmente o oponente�, explica Lucelia.
Mas, para ela, atingir esse n�vel de autocontrole exige an�lises de seus pontos fortes, pontos fracos, conhecimento t�cnico e compet�ncia profissional. �Profissionais s�o surpreendidos ao receberem uma cr�tica. Mas ele pode contornar se estiver prevenido para a situa��o�, ressalta.
Por Karina Ribeiro - O Popular