Saiba valorizar suas habilidades profissionais

O profissional deve saber se vender, mas antes ele precisa fazer uma autoavalia��o, diz especialista

Uma pessoa com talento e compet�ncia para executar a sua atividade, pode passar uma imagem negativa, perdendo oportunidades, freando sua promo��o. � por essas entre outras raz�es que, muitas vezes, profissionais com curr�culos e compet�ncias semelhantes n�o galgam os mesmos degraus dentro de uma organiza��o. Se voc� se enquadra nesse perfil, saiba como valorizar suas habilidades e como promover seu marketing pessoal.

Saber vender seu trabalho � fundamental. � por meio de uma imagem positiva, no bom relacionamento, na forma como exp�e seu conhecimento e na propaga��o dos seus projetos e boas ideias � que se conquista um espa�o de destaque no ambiente de trabalho. Vale lembrar que os dois fatores devem andar juntos: uma boa divulga��o de seu trabalho s� ser� v�lida se tiver forma��o e preparo profissional que embase esta �autopropaganda�.

Muitas pessoas acreditam que aprimorar seu marketing pessoal se resume a falar sobre si mesmo. Longe disso. Esse trabalho � muito mais amplo e a ideia � promover suas compet�ncias e habilidades. �Mas isso � preciso ser feito no momento e na forma adequada. Muitas vezes ele tem boas ideias, mas n�o sabe expor nas horas apropriadas�, afirma a diretora da Trato Gest�o de Pessoas, Cejana de Siqueira Freitas.

Ela explica que o profissional deve saber se vender. Por isso, � importante fazer uma autoavalia��o di�ria, para assim ponderar seus comportamentos e conseguir tra�ar novas atitudes. O ideal � colocar-se, diariamente, em uma situa��o de risco. �Ele deve se questionar, se eu fosse mandado embora hoje, seria recontratado por outra empresa?�, avalia.

Ela cita que o profissional n�o deve ter medo de arriscar e deve levantar novas ideias em momentos oportunos. �Os empres�rios n�o saem questionando quais s�o suas solu��es para os problemas�, diz.

NETWORK

N�o trabalhe isoladamente. Amplie suas rela��es com colegas de trabalho e gestores. Compare�a aos eventos e integre-se ao grupo. �� importante fazer network dentro da pr�pria organiza��o�, diz.

Investir no aperfei�oamento profissional � extremamente importante para o marketing pessoal, desde que as t�cnicas aprendidas no curso sejam colocadas em pr�tica dentro da organiza��o. �T�m pessoas que fazem cursos, aprendem novos conhecimentos e ningu�m nem fica sabendo�, diz a especialista.

Por Karina Ribeiro - O Popular