Tagarelas atrapalham o serviço

Especialista lembra que ao se distrair com conversa do colega, profissional demora cinco minutos para retomar o foco de sua tarefa

Em meio a tantos aparatos tecnol�gicos, barulho de telefone e a avalanche de e-mails que devem ser checados durante o dia, uma pesquisa norte-americana aponta que os colegas tagarelas s�o o principal motivo de distra��o e interrup��o do trabalho nos escrit�rios. Levantamento da consultoria de mobilidade de talentos Lee Hecht Harrison, com 848 profissionais, revela que 45% consideram as conversas frequentes o principal fator perturbador do ambiente de trabalho.

Embora n�o haja uma pesquisa nacional, especialistas acreditam que o cen�rio local n�o seja muito diferente.

�O brasileiro � conhecido como um povo que trabalha muito e produz pouco�, diz o professor de recursos humanos e mestre em psicologia Andr� Rezende. Ele afirma que um dos motivos dessa equa��o ins�lita � a tagarelice. Na contram�o, ele explica que muitos funcion�rios desviam o foco da produtividade e passam muito tempo tomando �cafezinho�.

O mestre em psicologia afirma que algumas empresas chegam a modificar o layout dos estabelecimentos para evitar o tr�nsito elevado de funcion�rios. Como exemplo cita a estrat�gia de instala��o da m�quina de caf� em um local de grande fluxo. �Impede que um grupo de funcion�rios fique batendo papo neste local�, afirma.

Andr� lembra que ao distrair com a conversa de um colega ou grupo de pessoas, o profissional demora pelo menos cinco minutos para retomar a aten��o em seu trabalho. Por isso, geralmente, o profissional muito falante � pouco produtivo e carrega outros profissionais para a mesma situa��o.

Mas Rezende explica que nada disso ocorre se a cultura da empresa n�o permitir esse tipo de comportamento. �A empresa tem um papel muito grande nesse aspecto. Ela precisa deixar de forma clara o que n�o � toler�vel.� A aus�ncia de avalia��o dos l�deres deixa o funcion�rio � vontade para adotar esse tipo de comportamento.

Andr� explica que as empresas nacionais possuem o h�bito de contratar mais pessoas que o necess�rio para realizar as fun��es empresariais. �Se ele n�o tem o hor�rio preenchido, acaba caindo na produtividade�, afirma.

Para ele, � improv�vel que uma pessoa tagarela seja realmente produtiva. �Desfoca a aten��o�, ressalta. Inclusive, diz que empresas est�o lidando com uma nova gera��o que consegue realizar muitas fun��es ao mesmo tempo, mas com qualidade inferior. Em sua opini�o, somente vendedores podem se promover com essa caracter�stica.

Entretanto, para a s�cia e gerente de recrutamento de recursos humanos da Agregar Gest�o de Pessoas, B�rbara Lessa, o vendedor precisa tamb�m ouvir. �Se ele n�o souber o que o cliente deseja, n�o ser� um bom vendedor�, diz.

Ela afirma que o papel do gestor � fundamental para pontuar os fatos e evidenciar uma situa��o espec�fica de que o resultado atingido n�o foi o esperado. �Se ningu�m chegar nessa pessoa e falar a possibilidade dela mudar � nula�, diz.

SMARTPHONES

Andr� Rezende lembra que existem tamb�m os tagarelas digitais. Neste caso, o profissional perde duas vezes mais o tempo ao ler as mensagens no celular, pensar e digitar a resposta do que se conversasse pessoalmente com o colega de trabalho. O excesso de e-mails tamb�m � um fator preocupante. �Existem empresas que est�o buscando diminuir a quantidade de e-mails.� Andr� Rezende acrescenta que empresas trabalham t�cnicas de produtividade para que funcion�rios separem tr�s per�odos do dia para ler os e-mails.

Por Karina Ribeiro - O Popular