Telefonia celular substitui cartão de crédito como campeã de atendimento em Procons

As empresas de telefonia celular tomaram a dianteira em 2012 no ranking de atendimentos do Sindec, o Sistema Nacional de Informa��es de Defesa do Consumidor, que congrega as informa��es de mais de 2 milh�es de atendimentos feitos por 441 Procons do pa�s.

Em 2011, o l�der do ranking havia sido o segmento de cart�es de cr�dito.

As informa��es foram divulgadas nesta quarta-feira (16) pela Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Minist�rio da Justi�a.

A operadora Oi foi a l�der do ranking empresarial, substituindo o Ita�, campe�o de 2011.

Durante o ano passado, o sistema recebeu 172.119 "demandas" sobre telefonia celular --ou 9,17% do total de atendimentos. Em segundo lugar, vieram os bancos comerciais, com 169.427 atendimentos (9,02%); companhias de cart�o de cr�dito, com 154.501 (8,23%); telefonia fixa, com 125.403 (6,68%); e financeiras, com 97.032 (5,17%).

A Secretaria Nacional do Consumidor classifica como "demandas" os atendimentos feitos pelos Procons, e n�o como "reclama��es", porque h� consultas que n�o terminam na abertura de processos administrativos pelo �rg�o e s�o resolvidas apenas com o esclarecimento de informa��es aos consumidores.

No ranking empresarial, a campe� Oi contabilizou 120.374 demandas, seguida por Claro e Embratel com 102.682; Ita� com 97.578; Bradesco com 61.257 e Vivo Telef�nica com 44.022.

A participa��o do setor de telecomunica��es no total de atendimentos --telefonia celular, fixa, TV por assinatura e internet-- saltou de 17,46% para 21,7%, o maior crescimento. O setor financeiro, contudo, que re�ne bancos comerciais, cart�o de cr�dito, financeiras e cart�o de lojas, seguiu com a maior parcelas das demandas: 23,85%.

PRIORIDADE

Segundo a secret�ria nacional do consumidor, Juliana Pereira, os dois setores far�o parte da agenda priorit�ria de a��es do �rg�o em 2013, ao lado do setor de produtos (fabricantes e vendedores).

"Os tr�s setores equivalem a 61,7% da agenda dos Procons em 2012. Os dados do Sindec ditam a agenda, an�lise e interven��o nos setores. � o que pauta o nosso trabalho", afirmou.

O n�mero de atendimentos feitos pelo Sindec cresceu quase 20% em 2012, saltando de 1,7 milh�o para pouco mais de 2 milh�es.

VEJA AS EMPRESAS COM MAIS ATENDIMENTO NOS PROCONS DO PA�S
POSI��O  EMPRESA  ATENDIMENTOS
1  Oi  120.374
2  Claro/Embratel  102.682
3  Ita�  97.578
4  Bradesco  61.257
5  Vivo/Telef�nica  44.022

Fonte: Minist�rio da Justi�a

OUTRO LADO

A Claro informou que trabalha para a melhoria de seus servi�os e que realiza investimentos para melhorar o atendimento ao consumidor. "A Claro tamb�m tem investido com seus fornecedores, controle de processos e sistemas, para garantir o correto faturamento dos servi�os", informou. "A ideia � que o atendimento prestado aos consumidores vise a resolu��o dos casos, j� no primeiro contato do cliente."

A operadora se colocou � disposi��o para atender qualquer caso por seus canais dispon�veis --atendimento telef�nico, e-mail e atendimento pessoal, al�m de blog corporativo, Twitter, Facebook e Orkut.

O Bradesco disse, em nota, que tem como foco permanente reduzir os �ndices de reclama��o e que todos os problemas s�o acompanhados por sua ouvidoria.

Ita�, Oi e Vivo n�o se posicionaram at� o momento.

S�O PAULO

Em S�o Paulo, a lideran�a � do setor banc�rio, com 35.012 atendimentos em 2012. A telefonia m�vel aparece em seguida, com 28.332 atendimentos realizados no ano passado.

De acordo com o Procon-SP, os maiores problemas do consumidor com os bancos foram a cobran�a de valores n�o reconhecidos em faturas de cart�es de cr�dito e conta corrente e a cobran�a de tarifas, especialmente as relacionadas a financiamento de ve�culos.

Nas telecomunica��es, os principais problemas est�o no n�o cumprimento de pacotes ofertados, inoper�ncia do servi�o e dificuldade de cancelamento do servi�o.

Apesar de n�o figurar no ranking dos dez setores mais reclamados em 2012, o Procon-SP destacou o setor de varejo, tanto online quanto convencional, por ter concentrado problemas com a entrega dos produtos ofertados.

"O com�rcio eletr�nico, que desde 2011 vem ganhando expressividade, em 2012 apresentou um crescimento acentuado de queixas relacionadas � oferta de produtos e servi�os pelos sites de compras coletivas. O setor de telecomunica��es (telefonia fixa e m�vel, acesso � internet e TV por assinatura) tamb�m teve um consider�vel aumento. Em compensa��o, os fabricantes de produtos eletroeletr�nicos, apesar de permanecerem entre as empresas mais demandadas, apresentam n�meros bem inferiores aos registrados em anos anteriores", afirmou o �rg�o paulista.

RANKING POR SETOR EM S�O PAULO
POSI��O  SETOR  ATENDIMENTOS
1�  Banco comercial  35.012
2�  Telefonia Celular  28.332
3�  Telefonia Fixa  27.519
4�  Cart�o de Cr�dito  25.111
5�  Telefone ( Convencional, Celular, Interfone, Etc. )  18.253
6�  Financeira  14.864
7�  M�veis  14.250
8�  Plano de Sa�de  13.491
9�  Microcomputador / Produtos de Inform�tica  12.560
10�  TV Por Assinatura ( Cabo, Sat�lite, Etc. )  10.767

Fonte: Procon-SP

Com reportagem de S�o Paulo