
A Toyota do Brasil espera fechar o ano com 6% de participa��o no mercado goianiense de autom�veis, com a venda de cerca de 3 mil carros na capital, contra 2,6 mil no ano passado.
A previs�o � do gerente nacional de vendas da marca, Vladimir Centuri�o, que esteve ontem em Goi�nia participando da abertura do Hilux Expedition Park, uma pista off road com v�rios obst�culos para que os clientes possam testar alguns modelos Toyota com mais recursos e seguran�a.
Vladimir informa que o market share da marca em Goi�nia, que atualmente est� em 5,4%, � bem maior que os 4,6% registrados nacionalmente, em fun��o do bom desempenho da venda de picapes.
�� o terceiro Estado onde mais vendemos picapes no Brasil�, destaca. Segundo ele, a pista, instalada em frente o Parque Arei�o at� o pr�ximo domingo, visa apresentar melhor os produtos da marca �s fam�lias.
COMPACTO
A Toyota vendeu 97 mil carros no Brasil no ano passado e tem a meta de fechar o ano com 160 mil unidades vendidas. De acordo com o gerente nacional de vendas, essa previs�o t�o otimista deve se concretizar por causa da chegada do modelo compacto Etios ao mercado brasileiro, cujas vendas s�o crescentes. Ele est� sendo produzido no Brasil desde setembro do ano passado, na f�brica de Sorocaba (SP).
Vladimir atribui o sucesso do carro ao fato dele trazer o DNA do Corolla em mat�ria de qualidade, j� reconhecida mundialmente. Atualmente, a marca conta com cinco concession�rias no Estado, duas em Goi�nia, uma em Itumbiara, uma em Rio Verde e outra em An�polis.
Mesmo com o mercado nacional em queda, ele informa que agosto foi o melhor m�s da hist�ria para a Toyota, com mais de 16 mil unidades vendidas no Pa�s. Somente o Etios vendeu 6,5 mil unidades, 1,2 mil acima do previsto. E reconhece que a alta do d�lar j� impactou os custos dos modelos importados, mas garante que os pre�os ainda s�o mantidos.
Produ��o maior que o previsto
S�o Paulo - Para a Associa��o Nacional dos Fabricantes de Ve�culos Automotores (Anfavea), haver� aumento de 11,9% na produ��o de ve�culos no Pa�s este ano em compara��o com 2012. Os n�meros divulgados no in�cio do ano estimavam crescimento de 4,9%.
Por�m, as previs�es de vendas no mercado interno s�o menos otimistas, embora indiquem aumento entre 1% e 2%. A Anfavea acredita que ser�o comercializadas, no m�nimo, 3,84 milh�es de unidades at� o fim do ano.
Para que o crescimento de 1% nas vendas seja atingido, ser� preciso que a m�dia de emplacamentos chegue a 330 mil unidades por m�s no �ltimo quadrimestre, o que representa um crescimento de 5% em rela��o ao mesmo per�odo de 2012.
Por L�cia Monteiro - O Popular