Trabalhando a sua marca pessoal

Diferente do marketing pessoal, conceito est� ligado aos atributos e caracter�sticas que fazem com que cada pessoa seja �nica

Voc� sabe o que � marca pessoal? E marketing pessoal? Pois �, muitas pessoas confundem as duas coisas, mas os conceitos s�o bem diferentes, afirmam especialistas em RH e coaching. De acordo com Patr�cia Dalpra, s�cia da PD Gest�o de Imagem e Carreira, a marca pessoal ou �personal branding� est� ligada ao DNA da pessoa, ou seja, � a ess�ncia, as caracter�sticas que fazem com que cada indiv�duo seja �nico. J� o marketing pessoal, explica, est� mais ligado � representa��o de uma identidade: � a proje��o de uma imagem que n�o necessariamente est� ligada � ess�ncia da pessoa.

� � como uma campanha publicit�ria, que vende um conceito, fala de in�meras caracter�sticas de um produto, mas que, na verdade, nem sempre aquilo que � anunciado � verdadeiro. � uma forma de encantar o consumidor daquele produto. S�o ferramentas utilizadas para encantar o seu p�blico-alvo.

Patr�cia, por sua vez, ressalta que o trabalho de gerenciamento da marca pessoal est� em identificar quais s�o os atributos de um profissional mais valorizados pelo seu p�blico-alvo. E, uma vez escolhidas, estas caracter�sticas dever�o estar presentes em todas as formas deste se apresentar perante o mercado.

Mas, e na hora de uma entrevista, diante do recrutador ou do poss�vel gestor, o que ressaltar: a marca pessoal ou uma imagem criada, que a pessoa gostaria de ter?

O mais importante, diz Patr�cia, � causar uma primeira boa impress�o, processo que leva apenas 30 segundos. Segundo a consultora, este momento inicial ser� fundamental para o sucesso de toda a comunica��o que ser� estabelecida nos momentos seguintes.

� Na verdade, o correto � que a sua imagem projete suas melhores caracter�sticas, criando um impacto inicial no interesse do outro de escutar o que voc� tem para dizer. N�s que trabalhamos com o gerenciamento da marca pessoal somos sempre a favor de trabalhar com o que cada um tem de melhor, e n�o criar personagens que, ao final, n�o conseguem se sustentar.

Segundo Patr�cia, um estudo do Departamento de Psicologia da Universidade de Nova York mostrou que as primeiras impress�es s�o feitas em duas regi�es do c�rebro chamadas am�gdalas (que n�o s�o as da garganta!). A mesma regi�o que processa o instinto de sobreviv�ncia envia a impress�o que se tem de algu�m, que � passada para o neo c�rtex, que vai processar essas informa��es. A partir deste momento, explica a consultora, estas informa��es s�o registradas no c�rebro e dificilmente conseguimos mud�-las depois de armazenadas.

� Estas informa��es n�o somente ficar�o guardadas, como nosso c�rebro ir� buscar informa��es no outro para confirmar o que j� est� registrado. Ou seja: se percebi uma determinada pessoa como antip�tica, o nosso c�rebro ir� sempre buscar algo que confirme esta percep��o. Por este motivo, a primeira impress�o � a que fica e dificilmente conseguiremos mud�-la.

Assim sendo, muita aten��o � sua autoimagem, alerta Patr�cia. Fazer o exerc�cio de feedback junto �s pessoas pr�ximas e alinhar sua autoimagem � percep��o externa � fundamental para que enganos n�o aconte�am.

� � importante ter a no��o de que o seu valor � percebido pelo olhar do mercado. Voc� n�o � o que pensa que �, mas sim o que os outros pensam que voc� �. Por este motivo, com o gerenciamento da marca pessoal, voc� ter� conhecimento dos seus principais atributos e poder� trabalhar conscientemente no processo de comunica��o e percep��o do mercado. Este processo continuo � que est� diretamente ligado � reputa��o.

O coach Silvio Celestino, autor do blog 'Conversa de Elevador', afirma que, para gerenciar a marca pessoal, em primeiro lugar, o profissional precisa refletir quem ele deseja ser para o mundo e qual o seu prop�sito, que � o que vai direcionar suas a��es e comportamentos. E lembra que as empresas t�m prop�sitos, e quando voc� possui um bem definido, fica mais f�cil saber onde deve trabalhar.

� Os pontos a destacar, nesse sentido, s�o aqueles que geram maiores conex�es com o cargo pretendido dentro da cultura da empresa em foco. Por exemplo, se voc� deseja destacar que � um executivo com habilidades de negocia��o, deve demonstrar sua capacidade de argumenta��o. O principal destaque � sua integridade, o quanto suas a��es est�o de acordo com seu di�logo, com suas promessas e como voc� as cumpre � completa o coach, destacando que muitas pessoas se dizem profissionais, mas n�o s�o capazes de cumprir um hor�rio, entregar seus servi�os dentro do prazo e com a qualidade esperada.

Por Ione Luques - O Globo