Se voc� acha que seu chefe n�o vai com a sua cara, fale com ele para tentar resolver a situa��o

Voc� come�a a sentir que seu chefe parece sempre irritado com voc�, quase sempre te d� respostas r�spidas e sempre critica seu trabalho, �s vezes, at� gratuitamente. A inevit�vel conclus�o sempre �: �parece que ele n�o vai mesmo com a minha cara!�. Mas cuidado: voc� pode estar misturando o lado pessoal com o profissional. O importante � n�o se acomodar nesta situa��o constrangedora, que pode estar prejudicando seu trabalho. A melhor sa�da � estabelecer um di�logo profissional para esclarecer as coisas e at� ter a chance de evoluir profissionalmente.
A coordenadora do Programa de Vida e Carreira (Procar) da Funda��o Instituto de Administra��o (FIA), T�nia Casado, lembra que nem sempre � f�cil fazer amigos no trabalho. O importante, ent�o, � haver respeito de todos os lados e n�o esperar que o trabalho supra as suas amizades.
Para a diretora de Marketing do Monster Brasil, empresa de recrutamento e gerenciamento de carreiras on-line, Andreza Santana, a maior responsabilidade de rotatividade de pessoal � do chefe, que dita at� o clima geral e tem grande influ�ncia na vida de um trabalhador. Dependendo dessa rela��o profissional, a pessoa pode considerar a empresa a melhor ou a pior para se trabalhar.
CONTRIBUI��O
Mas o subordinado tamb�m pode dar sua parcela de contribui��o para tentar reverter esse clima ruim. Antes de se sentir a pessoa mais odiada do mundo, � importante avaliar a situa��o friamente, analisando se seu chefe � assim com todo mundo ou s� com voc�. Andreza Santana alerta que sentir-se odiado pode ser reflexo de problema de comunica��o entre o subordinado e o superior.
Pode ser que o funcion�rio tenha apenas uma mania de persegui��o. Para esclarecer as coisas, a melhor op��o � o di�logo. A primeira coisa � pedir ajuda do chefe para identificar e corrigir seus pontos fracos no trabalho (veja quadro). Mirella Nery Batista, da �voluer Consultoria Empresarial em Recursos Humanos, alerta que o problema pode estar acontecendo porque o funcion�rio n�o realiza suas tarefas dentro das necessidades do chefe.
Ela lembra que, algumas vezes, a pessoa acaba interferindo no trabalho dos colegas e at� no bom andamento das fun��es da empresa. Por isso, Mirella acredita que o melhor caminho � conversar com o chefe, perguntando como est� seu desempenho e o que voc� pode fazer para melhorar.
Essa conversa � necess�ria, segundo ela, porque a maioria das empresas n�o t�m uma estrutura para avaliar os funcion�rios e fornecer o feedback necess�rio para melhoria das fun��es. Isso acontece muito nas empresas goianas, pois poucas contam com esse sistema de avalia��o regular. Com isso, a comunica��o fica ineficaz. �Se a empresa n�o tem essa rotina, cabe ao funcion�rio perguntar�, alerta.
Para a empresa, o chefe n�o precisa gostar de seus funcion�rios, apenas aprovar seu desempenho profissional. Portanto, n�o cabe perguntar se ou por que o chefe n�o gosta de voc�. Ele precisa aprovar o seu trabalho, e n�o gostar de sua pessoa. O importante � questionar apenas o seu desempenho.
AVALIA��O
A diretora da Trato Gest�o de Pessoas, Cejana de Siqueira Freitas, acredita que se a pessoa sente que n�o est� agradando o chefe, precisa primeiro fazer uma autoavalia��o para tentar descobrir o que pode estar fazendo de errado. �� preciso ampliar sua vis�o sobre as cr�ticas que vem recebendo, o que pode ser um trampolim para seu sucesso profissional�, adverte.
No mercado de trabalho, as rela��es n�o s�o t�o simples. Mas, para Cejana, pensar pura e simplesmente numa implic�ncia, que � uma atitude muito pequena para um bom profissional, � uma atitude simplista. Por isso, � preciso ver o que a pessoa pode aprender com aquela situa��o dif�cil para evoluir. �Se ela conseguir superar essa situa��o, poder� se dar muito bem no trabalho atual ou at� chegar melhor preparada � uma oportunidade futura�, alerta.
Uma coisa � certa: quanto mais tempo durar essa situa��o com o seu chefe, pior. Al�m do estresse, n�o � raro chegar a um est�gio ainda mais grave: o de ass�dio moral. O importante, portanto, � n�o deixar esse clima perdurar por muito tempo.
Por L�cia Monteiro - O Popular