Trabalho: Faça sua carreira avançar

Especialistas alertam que � preciso buscar conhecimento na fun��o e adequar o perfil comportamental �s necessidades do mercado

Se voc� acha que precisa dar um impulso em sua carreira este ano, saiba que � hora de sair da estagna��o. Para isso, duas preocupa��es s�o fundamentais: buscar mais conhecimento na fun��o e adequar seu perfil comportamental �s necessidades atuais do mercado de trabalho. J� se foi o tempo em que as empresas procuravam apenas funcion�rios com muito conhecimento t�cnico e larga experi�ncia na fun��o. Hoje, habilidades como saber trabalhar em equipe e liderar se tornaram fundamentais para quem deseja crescer.

A opini�o � un�nime entre profissionais da �rea de gest�o de pessoas. S�rgio Ricardo Rocha, coach, consultor empresarial e palestrante, observa que refletir sobre a vida profissional pode dar novos rumos � carreira. �N�o importa se a pessoa j� est� empregada ou se est� � procura de uma vaga, ela precisa saber qual � o seu perfil e analisar tudo o que � necess�rio para avan�ar na profiss�o. Ajustar comportamentos e atitudes conforme as expectativas do empregador � fundamental�, ressalta.

O profissional ideal agora precisa exibir algo bem mais intang�vel: o comportamento adequado. Personalidade, postura, engajamento e ades�o aos valores da empresa viraram pr�-requisitos.

Para a diretora da Trato Gest�o de Pessoas, Cejana de Siqueira Freitas, a forma��o continua sendo muito importante. O profissional que j� tiver estabelecido um foco para sua carreira deve procurar cursos de atualiza��o, como MBAs, cursos de l�nguas e at� avan�ar mais na �rea de inform�tica, como ter um Excel Avan�ado. �Um curso de ingl�s se torna cada vez mais importante. Mesmo na �rea operacional, j� � importante ter, pelo menos, o ingl�s b�sico�, alerta a diretora.

CONCILIA��O

Mas, para Cejana, conciliar qualifica��o t�cnica com a comportamental � o mais importante. Uma figura que tem ajudado muitos profissionais neste sentido � a do coach. Este profissional, lembra, pode ajudar muito no desenvolvimento de carreiras, detectando as principais necessidades de conhecimento e de atitudes que formem um perfil mais adequado de profissional para o mercado.

Na compet�ncia comportamental, a pessoa precisa ter determinadas habilidade e atitudes, como trabalhar em equipe, ter iniciativa e saber usar bem seus conhecimentos para o melhor desenvolvimento do trabalho. A diretora da Trato adverte que as empresas procuram, cada vez mais, pessoas mais focadas na �rea comportamental e em seus perfis pessoais. �Ele precisa saber se comunicar muito bem, liderar sua equipe com efici�ncia e mant�-la sempre motivada por resultados�, explica.

Um levantamento feito junto a grandes empresas do Pa�s revelou o que elas mais procuram. Entre os principais atributos, est�o se mostrar capaz de realizar m�ltiplas fun��es e v�rias tarefas ao mesmo tempo, desafiar regras a fim de inovar, gostar de estruturas flex�veis e assimilar facilmente mudan�as tecnol�gicas, sociais e comportamentais.

Para algumas empresas, � importante que as metas de produtividade sejam quebradas sempre e os funcion�rios que mais crescem s�o os que sabem identificar problemas e propor solu��es. Para elas, todos os funcion�rios devem ser l�deres, at� os estagi�rios.

Por L�cia Monteiro - O Popular