Trabalho: Perfil na internet pode queimar candidato

Um em cada dez jovens perde oportunidade de emprego por causa de perfil inadequado colocado nas redes socais

O uso do Facebook para manter e ampliar o networking pode ajudar muitos profissionais que est�o em busca de novas oportunidades de emprego ou recoloca��o no mercado de trabalho. Segundo o headhunter do site Recrutando.com, Luiz Pagnez, o tamanho da sua rede de relacionamentos pode valer muitos pontos quando se trata de mercado de trabalho. �As pessoas que voc� conhece podem te indicar para uma nova oportunidade ou servir como refer�ncia profissional�, afirma.

Entretanto, � preciso ficar atento a alguns detalhes no modo como interage na rede social para n�o acabar �atirando no pr�prio p� ao exceder os limites do que deveria ser p�blico ou privado. �Muitos esquecem que as informa��es, opini�es e comportamentos ser�o exibidos para todo o mundo, inclusive potenciais recrutadores e pessoas que poderiam ajudar profissionalmente�, diz Luiz Pagnez .

Levantamento

N�o � raro ouvir hist�rias de pessoas que tiveram problemas no trabalho por causa das redes sociais, mas o problema pode come�ar muito antes disso. Uma pesquisa feita pela empresa de consultoria On Device Research em seis pa�ses do mundo (Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, Nig�ria, �ndia e China) revela que um em cada dez candidatos, entre 16 a 34 anos, perde uma oportunidade de trabalho devido ao seu perfil nas redes sociais.

A psic�loga, especialista em gest�o de pessoas por compet�ncia e gerente de RH do Ipog, Poliana Landin, diz que muitas pessoas que utilizam as redes sociais est�o pouco conscientes da sua import�ncia para conseguir um emprego. Um equ�voco, visto que hoje muitos recrutadores consultam seus candidatos no Facebook.

A maioria daqueles que concorrem a uma vaga ignora que postagens de fotos e coment�rios inapropriados at� escritas com erros gramaticais ou que demonstram dificuldade de racioc�nio l�gico, podem compromet�-los. �Esse tipo de postagem frequentemente � motivo de rejei��o de candidatos para vagas�, diz Poliana.

O simples fato de dar um �curtir� fanpage VASP, no Facebook, � um bom exemplo dessa postura ing�nua, mas pejorativa. A sigla quer dizer �vagabundos an�nimos sustentados pelos pais� e j� tem 2,1 milh�es de f�s. E o pior: milhares de pessoas registraram VASP como a empresa onde trabalham na p�gina pessoal.

O que um recrutador, durante o processo de sele��o, pensaria sobre um candidato com esse hist�rico no Facebook? N�o por acaso, quando perguntada sobre como algu�m deve se portar no Facebook, Poliana orienta s� colocar aquilo pass�vel de ser publicado num outdoor. �As pessoas (jovens ou n�o) precisam ponderar qual a imagem profissional que querem passar, seus valores.�

Por O Popular