Saber dosar os dois lados no ambiente de trabalho � essencial para evitar erros graves e comuns entre funcion�rios
� quase imposs�vel pensar numa vida em que o lado profissional seja totalmente desligado do pessoal e vice-versa. Ao contr�rio, muitas companhias t�m investido em unir um pouco das caracter�sticas de cada uma para tornar o ambiente de trabalho mais agrad�vel e produtivo, como abrir um dia por ano para a visita da fam�lia � empresa ou aproveitar a experi�ncia pessoal do empregado para contribuir nos projetos corporativos. Mas saber dosar essa interfer�ncia � essencial para evitar erros graves e que s�o comuns entre funcion�rios.
Um dos equ�vocos mais recorrentes diz respeito � utiliza��o de celular em hor�rio de expediente. A regra, obviamente, n�o � deixar de us�-lo, afinal, a principal fun��o do aparelho � tornar o dono acess�vel em qualquer lugar. O problema � quando as conversas tomam muito tempo �til de trabalho ou quando s�o muito exaltadas, a ponto de deixar todo o departamento atualizado sobre o assunto. Al�m de incomodar, esse tipo de atitude pode se tornar uma armadilha.
A psic�loga Priscila Brito, que � supervisora de Recursos Humanos no Senac Goi�s, explica que, muitas vezes, quem fala ao celular sobre assuntos muito pessoais e �ntimos dentro do ambiente de trabalho pode perder um pouco da credibilidade dos colegas e chefes, al�m de ser uma grande fonte para fofocas.
No caso dos e-mails, � recomend�vel que a pessoa tenha duas contas diferentes: uma para assuntos profissionais e outra para os pessoais. Isso serve tanto para que o funcion�rio n�o se disperse durante o trabalho com coisas que n�o dizem respeito ao emprego como para que, fora do expediente, ele consiga se desligar dos problemas corporativos e possa descansar de forma mais proveitosa.
Para as redes sociais, vale pondera��es semelhantes. Nas empresas que permitem o acesso, o profissional deve evitar passear pelas p�ginas por longos per�odos ou deix�-las abertas o tempo todo, para n�o correr o risco de se distrair e perder a produtividade (a exce��o, � claro, � para quem usa a op��o como ferramenta de trabalho). Se o acesso for proibido na empresa, o recomend�vel � que a regra jamais seja descumprida. Isso seria motivo de forte puni��o por parte da diretoria.
Vale lembrar tamb�m que o empregado deve participar com pondera��o das redes sociais, principalmente se ele participa das mesmas p�ginas que os colegas de trabalho. Quem n�o filtra as informa��es que publica, exp�e um lado muito �ntimo ou que pode servir de questionamentos futuros.
�A pessoa precisa ter cuidado para n�o postar coisas muito comprometedoras, como fotos beijando uma pessoa diferente a cada dia, ou dela tomando todas at� cair na festa, escrever palavr�es. Tudo isso pode ser usado contra ele no futuro, porque na cabe�a das pessoas, como alguns chefes e colegas, � dif�cil separar que aquela � a pessoa apenas no pessoal e que, no profissional, ela � confi�vel. Essas informa��es podem pesar contra o profissional em algum momento�, frisa Priscila Brito.
Por L�dia Borges - O Popular