Trabalho: Tenha um plano B para a sua carreira

Mesmo se tudo parecer est�vel, o plano B deve estar pronto para ser colocado em pr�tica

Ao contr�rio do que muitos profissionais pensam, o momento ideal para planejar um plano B, ou seja, um plano alternativo para a carreira n�o deve estar vinculado necessariamente a insatisfa��o com o andamento da carreira, momento de estresse ou durante a aposentaria. O plano B deve ser pensado como uma esp�cie de carta na manga, cultivada ao longo da carreira. Essa � a forma mais acertada dele apresentar efici�ncia na hora de uma guinada.

O planejamento deve ser met�dico, com foco para vislumbrar tanto o �pice da carreira quanto as adversidades. Segundo a consultora de carreira da Start Total, Luc�lia Borges, qualquer tipo de desejo profissional requer planejamento. Por isso, aconselha, o profissional n�o deve ir �levando� a vida profissional dia ap�s dia. �Quando voc� planeja algo, voc� deslumbra. Por isso, � importante colocar no papel um passo a passo antecipando os exemplos�, diz.

Ela explica que dessa forma fica mais f�cil o profissional antecipar as situa��es adversas e, assim, saber como contorn�-las. Independente do objetivo, como reconhecimento profissional, mudan�a de posi��o no quadro da empresa ou aumento salarial, em todas essas situa��es um plano alternativo pode cair como uma luva.

Luc�lia Borges explica que o ideal � planejar o plano B desde a pr�-carreira. �Nesse momento, especialmente os jovens, ainda n�o sabem muito bem o que querem ou gostam. Ter um plano B � importante para ele seguir aquilo que ele mais gosta�, diz. Ela afirma que esse tipo de organiza��o traz autoconhecimento. Por isso, recomenda que o profissional dedique um dia da semana ou m�s para fazer uma autoan�lise profissional.

Tra�ar os caminhos objetivados, ajuda o profissional a desenvolver habilidades deficit�rias para exercer determinado cargo e tamb�m para conhecer seu valor no mercado de trabalho. Em caso de mudan�a de carreira, por exemplo, permite que o profissional prepare as habilidades intr�nsecas a um cargo desejado. �Se ele almeja um cargo de gerente administrativo ele precisa se preparar com p�s-gradua��o, idiomas e medir seu valor de mercado�, afirma.

Por Karina Ribeiro - O Popular