Tributos elevam preço dos carros no Brasil, dizem debatedores

A pesada carga tribut�ria � um dos principais motivos dos altos pre�os dos carros no Brasil, segundo debatedores que participaram de audi�ncia p�blica na Comiss�o de Assuntos Econ�micos (CAE) na tarde desta ter�a-feira (25), conduzida pelo vice-presidente da comiss�o, senador Luiz Henrique (PMDB-SC). Os impostos representam, em m�dia, cerca de um ter�o do pre�o de um carro no pa�s, de acordo com os participantes da audi�ncia requerida pela senadora Ana Am�lia (PP-RS).

A jornalista do site Consumo em Pauta, �ngela Crespo, defendeu que a popula��o brasileira precisa ter mais acesso � educa��o para o consumo. Ela disse que o brasileiro paga caro por ve�culos pessoais.

- Pagamos caro por um ve�culo e n�o temos a qualidade que esperamos por esse pre�o e n�o temos tamb�m um p�s-venda eficiente - afirmou.

Ela informou que, nos �ltimos sete anos, quase 7 milh�es de ve�culos foram convocados para recall. Anualmente, disse, o Brasil fabrica 3,5 milh�es de carros e quase 1 milh�o � convocado todos os anos. A jornalista acrescentou que pelo menos 40% dos propriet�rios convocados acaba n�o realizando o recall, o que aumenta a inseguran�a no tr�nsito.

�ngela tamb�m reclamou que a falta de pe�as para reposi��o � not�ria no pa�s e que propriet�rios chegam a esperar meses para serem atendidos.

Tributos

O secret�rio-geral da Confedera��o Nacional dos Metal�rgicos (CNM), Jo�o Vicente da Silva Cayres, afirmou que a compra de materiais e componentes s�o respons�veis por 50% do custo das montadoras de ve�culos no Brasil. Ele acrescentou que a m�o de obra representa 8% do custo, energia el�trica e �gua 0,3%, despesas com vendas 4%, propaganda 3%, fretes 1,6% e compras de pe�as de reposi��o 12%.

J� a participa��o dos tributos no pre�o dos carros no Brasil � de 30%, afirmou o sindicalista fazendo compara��o com esse percentual em outros pa�ses como Estados Unidos (6%), Jap�o (9%) e Alemanha, Fran�a e Reino Unido (17%). Ele aproveitou para criticar o Brasil porque �cobra muito imposto sobre o consumo e muito pouco sobre a renda�.

Como exemplo do peso dos tributos no pre�o dos carros, Jo�o Vicente disse que o Camaro, da Volkswagen, � quatro vezes mais caro no Brasil do que nos Estados Unidos. No Brasil, segundo ele, esse autom�vel custa R$ 213 mil, sendo R$ 64 mil de impostos. Ele tamb�m afirmou que a maioria dos carros brasileiros est� defasada tecnologicamente se comparada com a realidade europeia.

Por sua vez, o presidente da Federa��o Nacional da Distribui��o de Ve�culos Automotores (Fenabrave), Fl�vio Ant�nio Meneghetti, informou que as 7.600 concession�rias brasileiras movimentam 5,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram 410 mil empregos. Ele tamb�m reclamou dos altos impostos.

- De cada R$ 100 do custo da receita l�quida do fabricante, a margem bruta m�dia de mercado poss�vel � R$ 17,71 mais R$ 51 de impostos. Pre�o final: R$ 168 - pontuou.

Ele afirmou que a margem de lucro das concession�rias � muito reduzida.

- Sem sombra de d�vidas, � o maior problema na forma��o do pre�o final do autom�vel. Se a carga tribut�ria fosse menor, o mercado brasileiro seria muito maior - afirmou.

Meneghetti disse que o governo federal promoveu isen��o do IPI para compra de carros novos entre maio de 2012 e dezembro de 2013, o que aumentou as vendas em 1,5 milh�o de unidades.

- O governo federal deixou de arrecadar R$ 5 bilh�es de IPI, mas ganhou R$ 5,6 bilh�es em PIS/Cofins, R$ 6 bilh�es em ICMS e R$ 1,5 bilh�o de IPVA. Saldo l�quido: o Brasil arrecadou mais de R$ 8 bilh�es nesses 19 meses - afirmou.

Por sua vez, o presidente da Associa��o Nacional dos Fabricantes de Ve�culos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, afirmou que os carros no Brasil n�o s�o caros e negou que as montadoras e fabricantes tenham alta lucratividade no pa�s.

- Representamos 21% do PIB industrial, 5% do PIB brasileiro. A maior empresa em volume de produ��o do Brasil � a Petrobras e mais de 60% da produ��o da Petrobras � voltada para combust�vel automotivo. Portanto, podemos dizer que somos respons�veis por 60% da maior empresa do Brasil � disse Moan ao informar que suas representadas geram 1,55 milh�o de empregos diretos e indiretos no pa�s.

Ele afirmou que as montadoras pagam 54% de carga tribut�ria e que o lucro m�dio dessas empresas no Brasil foi de 2,9% de 2003 a 2011.

Participa��o popular

A senadora Ana Am�lia informou aos participantes que mais de 200 perguntas e observa��es foram enviadas por cidad�os brasileiros para a audi�ncia p�blica por meio do Al� Senado e das redes sociais. O senador Luiz Henrique informou que todas as perguntas seriam entregues aos debatedores para que sejam respondidas posteriormente.

Junto com Eduardo Suplicy (PT-SP), Ana Am�lia debateu com os participantes sobre o grande n�mero de recalls no Brasil, testes de colis�o que apontam baixa qualidade dos carros vendidos no Brasil, congestionamentos nas m�dias e grandes cidades e problemas na reposi��o de pe�as no mercado nacional.

Por Ag�ncia Senado