Site americano Mashable d� a resposta para alguns dos principais dilemas para quem est� organizando o documento
Escrever um curr�culo que chame a aten��o do recrutador n�o � tarefa assim t�o f�cil. Especialmente porque, quando o assunto � esse, os especialistas se dividem em rela��o a v�rios temas. O curr�culo deve ter mais de uma p�gina? Vale a pena fazer um curr�culo mais criativo? Para responder a essas e outras d�vidas, o site americano Mashable listou cinco dos principais dilemas da elabora��o do curr�culo e ouviu especialistas em recursos humanos e em recrutamento para recomendar o que � melhor fazer. Veja a seguir:
Dilema 1: Curr�culo com v�rias p�ginas
Enquanto muitos especialistas de RH acham que a hist�ria de um candidato pode (e deve!) ser resumida em apenas uma p�gina, outros acham que uma segunda e at� uma terceira p�gina podem ser �teis, desde que bem utilizadas e justificadas. Levando em considera��o que a maioria dos recrutadores passa, em m�dia, seis segundos lendo cada curr�culo que recebe, o importante � saber que, mais do que um limite de palavras, o candidato deve saber contar bem a sua hist�ria e deixar claros os motivos pelos quais quer aquela vaga. Isso significa que n�o � necess�rio listar toda e qualquer tarefa que j� tenha feito em cargos anteriores: o ideal � escolher apenas aquelas atividades que se relacionam mais ao cargo pelo qual est� competindo. Ou seja: se voc� est� se candidatando a uma vaga de m�dia e alta ger�ncia que exija uma s�rie de habilidades e experi�ncias anteriores, � melhor optar por mais detalhes na hora de contar sua hist�ria � o que provavelmente vai resultar em mais de uma p�gina. Tamb�m � recomendado consultar seus colegas sobre as normas no setor em que atua. Na �rea de TI, por exemplo, um curr�culo com mais de uma p�gina � considerado normal. Por outro lado, h� empresas que pedem aos recrutadores que sequer leiam curr�culos com mais de uma p�gina. Ent�o � importante conhecer bem o seu alvo.
Dilema 2: O curr�culo criativo e original
Curr�culo em v�deo, com fotos, infogr�fico, em sites interativos... Nos �ltimos tempos, a criatividade dos candidatos tem se superado, o que resulta em uma s�rie de curr�culos originais e que fogem ao padr�o. Pensar fora da caixa e entregar um curr�culo diferente pode ser uma �tima forma de se destacar na multid�o, especialmente se est� concorrendo a uma vaga em uma startup ou em uma ag�ncia de publicidade. Por�m, boa parte dos recrutadores ainda prefere o bom e velho curr�culo na folha A4. � que, se n�o for muito bem feito, o curr�culo criativo pode ser um tiro no p� � quando usa cores excessivas ou imagens mal editadas e fotos ruins, por exemplo. Al�m disso, o curr�culo diferente pode desviar a aten��o dos recrutadores sobre a informa��o mais importante, o que � um risco que deve ser evitado.
Ent�o, se voc� atua na �rea criativa, aposta em um curr�culo diferente pode ser uma boa. O designer Robby Leonardi, que criou um CV que imita um video-game, recebeu dezenas de ofertas de emprego. Mas � preciso se lembrar que, no fim das contas, as habilidades e as experi�ncias s�o o que mais importam, ent�o � importante que o formato escolhido reforce as suas caracter�sticas. Outro ponto � que um curr�culo criativo exige tempo e dedica��o, n�o pode ser feito de qualquer jeito: um bom curr�culo tradicional ser� melhor do que um curr�culo criativo med�ocre, em todos os casos.
Dilema 3: O curr�culo bonito
A recomenda��o mais conhecida, quando se trata de elabora��o de curr�culos, � o uso de fontes conhecidas como Times New Roman e Arial e de uma formata��o mais b�sica, com o nome do candidato no topo da p�gina, seguida pela experi�ncia profissional e informa��es adicionais. Mas os curr�culos mais interessantes costumam fugir dessa regra e, assim, conseguem se destacar no meio de v�rios curr�culos em preto e branco. Cuidar do design do seu curr�culo, mesmo que ele n�o seja t�o criativo ou original, tamb�m pode fazer com que o recrutador o leia com mais aten��o. O primeiro passo � levar em considera��o a empresa para a qual est� se candidatando. Se for uma firma mais tradicional, provavelmente � melhor ficar com o b�sico. Mas se a companhia for mais moderna, possivelmente vai gostar de um curr�culo mais estiloso.
E tenha certeza de que est� fazendo isso direito. Se n�o tem habilidades com programas de design, pe�a a um amigo ou contrate um designer para cri�-lo. Porque n�o importa se o curr�culo � lindo: se o recrutador n�o conseguir visualizar a informa��o claramente, ele provavelmente ir� descart�-lo. Por �ltimo, a dica � salvar o documento como arquivo PDF, que garante que as fontes v�o ser visualizadas corretamente.
Dilema 4: As informa��es adicionais
Possivelmente j� recomendaram que voc� se atenha ao b�sico na hora de elaborar o curr�culo: experi�ncia profissional, educa��o, habilidades e pr�mios e publica��es. Por�m, h� alguns recrutadores que n�o veem nada de errado quando o candidato resolve listar alguns hobbies e interesses n�o diretamente ligados ao cargo ao qual est� se candidatando � desde que n�o sejam esquisitos ou de mau gosto, claro. Ent�o, quando o hobby for relevante, deve, sim, ser inclu�do no curr�culo. Por exemplo: uma empresa de entretenimento vai gostar de saber que o profissional sabe tocar guitarra, assim como algu�m que tira fotos pode levar vantagem na disputa por um cargo de gest�o de m�dias sociais. Dar um toque de �humanidade� ao curr�culo pode fazer a diferen�a, especialmente para empresas que dizem se importar com a vida fora do trabalho de seus funcion�rios.
Dilema 5: O cargo oficial
Geralmente, os candidatos colocam, no curr�culo, o cargo oficial que ocupam na empresa. O problema � que a maioria dos cargos tem nomes oficiais bem vagos, o que pode fazer com que o trabalho do candidato soe desinteressante. Por isso, muitos especialistas em RH sugerem que o profissional atualize o nome do cargo para deixar mais claras as suas fun��es. Por exemplo: o cargo de assistente de produ��o pode ter uma s�rie de significados dependendo da empresa, da ind�stria e do papel do profissional. Mas explicitar que o cargo � assistente de produ��o de conte�do para m�dias sociais vai fazer com que o recrutador entenda muito mais r�pido o que voc� faz. Outro exemplo: h� empresas que utilizam terminologias espec�ficas como �l�der de marketing�, o que pode n�o deixar claro que o cargo � de gest�o. Mas lembre-se que essa atualiza��o de cargo deve ser compat�vel com o que voc� realmente fazia, pois a empresa pode ligar para o empregador antigo para checar as informa��es do curr�culo.
Por O Globo