Valorize o marketing pessoal

Candidato a qualquer vaga precisa mostrar suas qualidades, como atitude, compet�ncia e seguran�a

Chegou a hora de vender seu peixe. Com diversos candidatos a preencher uma vaga, voc� precisa conseguir demonstrar suas qualidades e convencer o recrutador de que � a pessoa ideal para fazer parte da equipe. Saiba que ter um curr�culo recheado de informa��o nem sempre � suficiente para conseguir o emprego.

O bom marketing pessoal, uma soma que envolve atitudes, comportamento e um pouco de psicologia, � fundamental para que o candidato sobressaia em um processo seletivo. Funcion�rios j� efetivados tamb�m podem aproveitar algumas dicas para galgarem degraus dentro de uma empresa.

Para que a estrat�gia de se autopromover renda frutos, o candidato a uma vaga de emprego deve passar a sensa��o de seguran�a ao recrutador. Para tanto, quanto maior a quantidade de informa��es apuradas sobre a empresa, melhor. Descobrir sobre as habilidades necess�rios para o cargo, cultura da empresa, a forma como ela negocia e sua vis�o de mercado. �Entre no site da empresa, colhe o m�ximo de informa��es poss�vel e saiba qual a postura adotada por ela�, diz.

Para ele, essa � uma forma de driblar dois sentimentos comuns em uma entrevista de emprego: ansiedade e nervosismo. �N�o ser pego de surpresa pode ajudar a encobrir esses sentimentos�, explica. Por isso, argumenta, o candidato deve focar em um n�mero resumido de empresas. �Se ele manda curr�culo para 35 empresas, fica dif�cil ele conhecer cada um delas�, ressalta.

PRIMEIRO EMPREGO

Jovens que n�o possuem experi�ncia profissional t�m mais dificuldades em vender suas habilidades durante o desenvolvimento do processo seletivo. Ele explica que, neste caso, o recrutador fica atento aos aspectos de sensos cr�ticos e anal�ticos.

�Fazemos perguntas pr�ticas e observamos as atitudes dos candidatos�, afirma. As atividades extracurriculares exercidas pelos jovens s�o pontos de partida positivo.

COMPORTAMENTO

Tanto um candidato a uma vaga de emprego quanto um funcion�rio que queira mostrar servi�o para garantir uma promo��o devem ficar atentos ao comportamento. Saber ressaltar suas qualidades sem ser considerado chato ou pedante tamb�m � uma arte. �� bom lembrar que n�o existe ningu�m perfeito e nem super-homem�, diz Caio.

Ele explica que os candidatos devem ter cuidado com as palavras para se promover. Nada de diminuir o trabalho do colega e supervalorizar o pr�prio. �Uma forma inteligente � mostrar a economia que conseguiu gerar com algum projeto. As empresas d�o valor a isso�, diz. Vale deixar de lado o prolixismo.

EFETIVADO

J� efetivado, o profissional deve aprimorar ainda mais o marketing pessoal. Algumas atitudes v�o ao encontro da autopromo��o. O funcion�rio bem quisto pelas empresas, de forma geral, � solid�rio e ajuda os colegas de trabalho quando consultado. Essa atitude tamb�m aponta esp�rito de equipe.

O funcion�rio vision�rio entende o que est� fazendo e porque est� fazendo. Dessa forma, fica mais f�cil sugerir pequenas mudan�as que podem melhorar o pr�prio trabalho e o dos colegas.

Por Karina Ribeiro - O Popular