Vendas de ve�culos no Estado cresceram 6,2% em maio, ante igual per�odo de 2012. Mas clima � de cautela

O aumento da oferta de modelos de carros populares e a perman�ncia da redu��o parcial do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) fizeram as vendas de ve�culos em Goi�s crescer 6,2% em maio, na compara��o com o mesmo m�s de 2012. O clima do mercado, por�m, n�o � de festa como registrado antes.
Isso porque, em 2012, o setor teve um desempenho acanhado nos primeiros cinco meses, o que levou o governo a reduzir o IPI no fim de maio, com vig�ncia a partir de 1� de junho daquele ano. O benef�cio, que come�ou a ser retirado em 2013, est� mantido parcialmente at� dezembro, a fim de aquecer as vendas.
Na pr�tica, a base de 2012 � fraca para compara��es e n�o pode ser usada como par�metro para an�lises mais contundentes do mercado, avaliam representantes das principais concession�rias do Estado. Ou seja, mesmo com avan�os e crescimentos, o sinal de alerta est� aceso para a maioria.
Dados divulgados ontem pelo Sindicato dos Concession�rios e Distribuidores de Ve�culos de Goi�s (Sincodive) revelam que foram comercializados em maio 10.414 ve�culos, contra 9.799 no mesmo per�odo de 2012. No acumulado do ano, as vendas em 2013 (49.711) j� superam as de 2012 (45.501) em 9,2%.
Mas nem por isso as proje��es para o ano s�o �muito otimistas�. A avalia��o geral � de que o primeiro semestre deve fechar com avan�os. O segundo semestre � o problema. Representantes das revendas estimam que, se as vendas continuarem mornas, dificilmente haver� um crescimento acima de 10%.
Parte desta avalia��o, dizem, sofre influ�ncia do avan�o da infla��o neste ano. Com o aumento do custo de vida dos consumidores, comprar um carro fica mais dif�cil, j� que uma maior parcela da renda passa a ser destinada para o consumo de primeira necessidade das fam�lias, com alimenta��o, sa�de e educa��o.
ESTRAT�GIA
Apesar deste cen�rio, as concession�rias afirmam que vem trabalhando para aquecer o mercado, principalmente com a oferta de b�nus, juros abaixo da m�dia dos bancos p�blicos e privados, oferta de acess�rios, brindes e in�meras condi��es facilitadas.
A diretora administrativa e financeira do Grupo Belcar (Volkswagen), Shirley Luiza Oliveira Leal, revela que a expectativa de crescimento para este ano � de 7%. At� o momento, o grupo registra um acumulado de 5%. No �ltimo m�s, conseguiram crescer 10% em rela��o a maio de 2012, e esperam ultrapassar a meta do ano com atrativos e facilidades.
A possibilidade do consumidor parcelar o ve�culo em 36 vezes, sem juros, mediante uma entrada de 40% deve continuar neste m�s. Shirley explica que a linha Gol e Fox ter�o b�nus de R$ 4 mil e taxa zero. �Para junho, a expectativa � de manter os n�meros de maio�, afirma.
O diretor de Vendas da Cical Ve�culos (GM), Waner Neiva Fonseca, diz que seu crescimento em maio foi de cerca de 15%. A proje��o tamb�m � de manter este avan�o em junho. A estrat�gia � facilitar o acesso aos modelos mais vendidos da marca, como Classic, Celta e Cruze. �Fizemos promo��es, promovemos b�nus, e oferecemos taxas subsidiadas�, diz.
Segundo ele, a taxa m�dia est� em 0,89%, dependendo da entrada. Nos bancos particulares, de 1,19% a 1,59%. �Tentamos encontrar as melhores condi��es para o consumidor ter acesso ao produto.�
Hyundai e Toyota ganham posi��es
Hyundai e Toyota ganham posi��es
Embora as vendas para quase todas as concession�rias estejam em alta nos primeiros cinco meses deste ano, as concession�rias das marcas Hyundai e Toyota em Goi�s pisaram o p� no acelerador e ca�ram nas gra�as do mercado.
Parte do crescimento de 6,2% registrado nas vendas de Goi�s, em maio, inclusive, pode ser associado ao lan�amento de novos produtos destas marcas para os segmentos de hatches compactos e sed�s m�dios, como o HB20 e HB20S, da Hyundai, e o Etios, da Toyota.
As duas montadoras reconfiguraram o ranking das dez marcas mais vendidas no Estado, depois de muitos anos sem mudan�as. A Hyundai passou a ocupar a quarta posi��o, com a venda de 968 ve�culos, e a Toyota, a sexta, com a comercializa��o de 674 unidades.
O gerente-geral da Saga Hyundai em Goi�nia e An�polis, Frederico Wascheck, atribui o crescimento da marca no ranking ao sucesso do HB20. A expectativa � de que a participa��o de mercado (share) fique acima de 10% no Estado em 2013.
�A Hyundai conseguiu atrair todas as classes com um design arrojado e pre�os acess�veis, iguais aos dos modelos concorrentes�, diz. Ele diz que est� emplacando 200 ve�culos por m�s.
O diretor comercial da Lince Motors (Toyota), Marcos Salazar, diz que o Etios oportunizou a entrada definitiva da Toyota em todos os mercados. Segundo ele, o Etios � um produto de volume porque atende desde fam�lias aos jovens.
Hoje, o modelo representa entre 30% e 40% da marca. A montadora analisa que o Etios deve representar, at� o fim do ano, 60% de todas as vendas.
Por Ricardo C�sar - O Popular