
Concession�rias comercializaram 60.768 autom�veis e comerciais leves no primeiro semestre deste ano no Estado, conforme o Sincodive-GO
Contrariando todas as expectativas do mercado, as vendas de autom�veis e comerciais leves novos cresceram 6,2% no primeiro semestre de 2013 em Goi�s, na compara��o com igual per�odo de 2012. Nos seis primeiros meses, foram comercializados 60.768 ve�culos zero-quil�metro no Estado, contra 57.211 no mesmo per�odo do ano passado.
No in�cio deste ano, representantes de concession�rias previam um primeiro semestre dif�cil, com o retorno gradual da al�quota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a alta da infla��o. O que eles n�o esperavam era que a baixa dos juros at� o m�s de abril, o vai-n�o-vai do IPI e o lan�amento de novos modelos mudariam o cen�rio.
A previs�o majorit�ria, antes, era de que nos primeiros seis meses deste ano o acumulado de carros novos vendidos ficaria no mesmo patamar do ano passado. Alguns representantes de concession�rias, no entanto, destacavam um queda de at� 5% nas vendas por conta da mudan�a da amea�a da infla��o � que, em tese, desbanca o consumo.
JUROS
Mas nada disso ocorreu. Em junho, �ltimo m�s do semestre, dados do Sindicato dos Concession�rios e Distribuidores de Ve�culos de Goi�s (Sincodive-GO) revelam recorde de vendas do ano, com 11.057 carros vendidos. At� ent�o, abril era o m�s de melhor resultado de 2013, com saldo de 10.922 ve�culos.
Por detr�s deste cen�rio de crescimento das vendas, est� a pol�tica monet�ria do Pa�s. A taxa b�sica de juros ficou est�vel em 7,25% ao ano � o menor patamar da hist�ria � de janeiro a mar�o, o que tornou o financiamento mais em conta, contribuindo para o avan�o das vendas no primeiro trimestre.
Entre abril e junho, a taxa subiu para conter a infla��o, chegando a 8% ao ano. Mas isso n�o afetou as vendas. Pelo contr�rio, a comercializa��o de ve�culos novos no segundo trimestre foi maior do que no primeiro.
Boa parte dos consumidores antecipou os planos de comprar um ve�culo novo no primeiro semestre por receio da recomposi��o da al�quota do IPI � que est� sendo reduzida desde maio do ano passado. A previs�o era de que a al�quota cheia seria retomada, gradativamente, em janeiro, abril e junho.
Em janeiro, ocorreu conforme o prometido. Mas em abril e junho, n�o. O governo decidiu prorrogar at� o final do ano o IPI para autom�veis e caminh�es. Para carros populares (at� 1.0), por exemplo, a al�quota que valeu entre janeiro e o fim do m�s de mar�o deste ano foi de 2% - e assim permanecer� at� o final de 2013.
No fim do ano passado, entretanto, o IPI de carros populares estava em zero. Ainda assim, o IPI est� menor do que a al�quota considerada normal pelo governo para esta categoria de ve�culos, que � de 7%. A manuten��o da al�quota � para alavancar as vendas da ind�stria automobil�stica.
Representantes de concession�rias ainda explicam que o desempenho do primeiro semestre deste ano decorre da base fraca de 2012. Na pr�tica, no ano passado, o setor teve um desempenho acanhado nos primeiros seis primeiros meses, o que levou o governo a reduzir o IPI, com vig�ncia a partir de 1� de junho.
FACILIDADES
O gerente de Financiamento, Seguros e Acess�rios do Grupo Navesa (Ford), Adailton Tolentino, diz que a revenda registrou crescimento de 17% � 2 pontos porcentuais acima do esperado. Ele associa a promo��o da tarifa zero, que vigorou durante o primeiro semestre para os modelos Fiesta e Focus. �Os lan�amentos do New Fiesta, EcoSport e Ranger tamb�m ajudaram�, diz.
Para o gestor de Vendas da Jorlan (Chevrolet), M�rcio Macedo de Oliveira, o crescimento de 8% no semestre � resultado das facilidades de financiamento. �Os bancos estavam mais abertos ao financiamento�, declarou o gerente, ao afirmar que os lan�amentos do Onix, Sonic, Novo Prisma, Cruze e da Nova S-10 tamb�m foram importantes para este desempenho.
Por Ricardo C�sar - O Popular