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Carreira: Saiba como se firmar após contratação

Profissional precisa saber lidar com chefe,ser proativo e estar atento a valores da empresa

Quem pensa que o mais difícil da carreira é passar pela seleção não tem ideia das agruras que o esperam após esta primeira fase. A prova de fogo começa após a contratação. É hora de o profissional comprovar, na prática, como sabe exercer suas habilidades e como se comportar diante da rotina de trabalho. Frase muito usada por recrutadores define bem esse desafio: “o candidato é escolhido pelo currículo, mas é demitido pelo comportamento”. Por isso, é preciso estar atento para não cometer erros que irritam a chefia.

Inúmeras atitudes corriqueiras contam pontos negativos contra o profissional. Falta de pontualidade frente aos compromissos marcados, fofocas de bastidores, excessos nas mais variadas atitudes (desde a forma de falar, se vestir até no exagero em demonstrar suas próprias qualidades) são comportamentos que irritam profundamente os chefes, afirma a psicóloga Lucélia de Carvalho Borges, consultora de carreira e personal coach da Start Total Consultoria de Carreira e Treinamentos.

“Isso mostra que o profissional não está preparado nem maduro o suficiente para levar a empresa a resultados melhores”, destaca a psicóloga.

Outra situação recorrente é a ausência de proatividade, seja por pura falta de iniciativa ou por medo de errar, acrescenta o especialista em estratégias empresariais Marcos Morita. Segundo ele, cometer erros, dentro de padrões aceitáveis, pode demonstrar a intenção do colaborador em tentar achar a solução. “Mas isto não justifica persistir no erro”, separa.

Lucélia de Carvalho também faz um alerta aos profissionais que gostam de “fazer média” com os superiores. Diferente do que imaginam, o profissional “puxa-saco” não é mal visto apenas pelos colegas, mas também pela chefia que é alvo da bajulação. “Ele acaba querendo se destacar demais dos outros funcionários e quebra a naturalidade, podendo até se tornar antipático e desrespeitar o limite dos outros”, afirma.

Para fugir dos erros que podem desagradar a empresa e até motivar uma demissão, a psicóloga atenta para a necessidade de o profissional estar atento aos valores e à filosofia da corporação. É importante que a pessoa seja constantemente perceptiva, pesquise sobre a missão e a visão da empresa e entenda quais os resultados pretendidos, para agir de acordo com o que se espera dela.

“Ela tem de saber onde a empresa quer chegar e qual a parcela de responsabilidade que lhe cabe nessa construção de resultados. Isso não só vai despertar os olhares da hierarquia de forma positiva, como lhe trará mais chances de crescer na carreira e até ser promovido”, finaliza.

Por Lídia Borges - O Popular



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